domingo, 11 de janeiro de 2009

Gentes do Tortosendo " Romeu Francês "


Filho de um humilde serralheiro civil, com uma pequena oficina no Tortosendo, vila têxtil onde nasceu a 17 de Janeiro de 1950, Romeu Francês lembra-se de ver "os colegas da escola primária descalços" e de "apanhar o comboio das 6 e 20 para ir do Tortosendo até à Covilhã", cidade onde estudou, antes de se matricular no Colégio de Santo António, no Fundão.
Em 1969, secretariou as eleições pelo MDP, no Fundão, "em estreita ligação com Fernando Paulouro", o director do Jornal do Fundão. "O manifesto eleitoral da oposição em Castelo Branco foi escrito pelo Alçada Baptista e é uma peça literária exemplar." Entrou na Faculdade de Direito de Lisboa em 1968/69, quando rebentava a crise académica em Coimbra, a Universidade em que iria acabar a licenciatura, em 1974, o ano da revolução que o encontraria numa das estruturas do MRPP, a Federação de Estudantes Marxistas-Leninistas.
Fez estágio de advocacia no escritório de Leonardo Ribeiro de Almeida (seria presidente da Assembleia da República) e deu aulas na Faculdade de História Económica e Social. Adepto moderado do Benfica e amante da ópera de Mozart, pede desculpa se está a maçar, sobretudo quando se entusiasma a dissertar acerca de Direito ("em 1963, já Eduardo Correia sustentava que qualquer pena superior a 12 anos é a destruição do ser humano") ou sobre alguma peça teatral de William Shakespeare.

Retirado do Diário de Noticias de 2 de Junho de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas