sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Maria José Meireles



A Câmara Municipal da Covilhã convida para a Apresentação da Obra de Maria José Meireles, "A Lenda da Serra da Estrela", em Cerimónia a decorrer no dia 17 de Setembro, Sexta-feira, pelas 18:30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Maria José Meireles nasceu na Freguesia do Tortosendo, na Covilhã.
Começou por tirar o curso do Magistério Primário, licenciando-se depois em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Foi professora efectiva na Escola EB 2/3 João de Meira em Guimarães, exercendo durante longos anos uma intensa actividade pedagógica.
Foi co-fundadora da Cooperativa de Ensino Artístico Árvore, em Guimarães.
Leccionou desde o 1º ciclo à Universidade, nomeadamente a disciplina de História da Arte.
Depois de se reformar, encontrou na escrita uma maneira de continuar a fazer o que gosta: estar junto dos alunos como uma amiga que lhes conta a "magia" das Lendas e da História de Portugal, utilizando como motivação muito dos conhecimentos que adquiriu nas oficinas de expressão dramática.
É autora de vários livros infanto juvenis e muitas das suas obras integram o Plano Nacional de Leitura, uma iniciativa do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura. Em 2002 escreveu "Voar em Guimarães", seguido de "A lenda do Galo de Barcelos" no ano seguinte. Em 2004 publica "Braga - Era uma vez uma cidade" e "Lenda do Rio Ave". No ano a seguir escreve "Lendas de Mouras Encantadas" e "O Porto e o Segredo do Infante". Em 2007 publica quatro obras: "O cavaleiro do arco-íris - Terras de Basto", "Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador", "Santo Tirso - No murmurar das águas... Terras de S. Rosendo" e "A Ninfa do Atlântico - História da Cidade de Lisboa". Já em 2009 escreveu "Os Sete Guerreiros da Lua - Citânia de Briteiros" e "Um povo sem medo - As Invasões Francesas".

Retirado de: Do Torto Sendo Eu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas