segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Gentes do Tortosendo " Paulo de Matos "



Àlvaro Paulo Francês de Matos

Nasceu à rua da Fonte Fria, na vila de Tortosendo, Covilhã, a 28 de Julho de 1960. Mudou-se para Lisboa em 1974 (com 14 anos) para terminar o ensino secundário
Aos 18 anos , resolve fazer o curso Superior de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa, com tese na variante de formação de Actores e Encenadores, entre 1977 e 1981. Em 1978 inicia a sua actividade profissional trabalhando com Jorge Silva Melo, Carlos Avilez, Fernanda lapa e arrisca as primeiras experiências como encenador, no Teatro Universitário. Em 1983 parte para Paris como bolseiro do Governo francês onde obtém o diploma da Escola de Teatro,Mimo e Movimento de Jacques Lecoq. Durante 4 anos de permanência frequenta estágios com personalidades de renome mundial como Mnouchkine, Giorgio Srehler ou Peter Brook.Regressou a Lisboa em 1987 trabalhando na quase totalidade das companhias de teatro de Lisboa e participado em variadíssimas produções de cinema, com realizadores como João Botelho,Manoel de Oliveira, Franc Appréderis etc e de televisão com realizadores como Walter Avancini, Nicolau Breyner entre outros.
Muitos lembrar-se-ão dele ao vê-lo e ouvi-lo diariamente na televisão como actor publicitário principal ("Tide Máquina - branco mais branco não há" ou como actor de telenovela portuguesa - "Desencantos" , depois de ter participado na telenovela "Banqueira do Povo".

Retirado do Blog " Os Grandes Covilhocos "

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas