Pais e encarregados de educação dos alunos do Externato de Nossa Senhora dos Remédios, Tortosendo (Covilhã) decidiram ontem, por unanimidade encerrar aquele estabelecimento de ensino no dia 27 e por tempo indeterminado, se o Ministério da Educação não negociar o financiamento do ensino particular e cooperativo.
Os pais, numa reunião que juntou cerca de 400 pessoas, aprovaram o fecho do estabelecimento como forma de protesto contra o corte no financiamento aos estabelecimentos com contrato de associação com o Estado.
A decisão ontem tomada está em harmonia com o movimento nacional SOS Educação. O que Pais e encarregados de educação querem é a liberdade de escolha, considerando que a diminuição em 30 por cento dos apoios financeiros inviabiliza colocar em prática qualquer projecto educativo e colocará em cima da mesa o encerramento das escolas.
Pais e encarregados de educação dos alunos do Externato de Nossa Senhora dos Remédios pedem que os deixem escolher o projecto educativo para os seus filhos, e garantiram que a ausência de negociações significará a manutenção dos protestos.