quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Externato Nossa Senhora dos Remédios entrega memorando a Cavaco Silva


"Pela liberdade de ensinar e aprender e pela liberdade dos pais escolherem a escola dos seus filhos". Foi assim que um grupo de professores e alunos do Externato Nossa Senhora dos Remédios, no Tortosendo, justificou a presença na acção de campanha de Cavaco Silva na Covilhã. Ao actual Presidente da República, e de novo candidato ao cargo, José Orlando entregou um memorando sobre os 50 anos de história desta escola particular e aproveitou para pedir ajuda. "O Estado, em nome da crise, quer cortar em 30 por cento as verbas de financiamento o que significa que 50 trabalhadores do Externato Nossa Senhora dos Remédios podem ficar no desemprego".

O Externato do Tortosendo tem actualmente 350 alunos e 52 funcionários, 35 dos quais são professores. Segundo o docente do externato do Tortosendo, desde Novembro que as escolas particulares e cooperativas têm estado sob "a ameaça de fecho". Em causa está a portaria do ministério da educação publicada em Dezembro que determina que a partir do próximo ano lectivo as escolas vão receber 80.080 euros por ano e por cada turma, menos cerca de 30 por cento do que ate agora recebiam, recorda José Orlando.

A 27 de Dezembro o Presidente da República promulgou o diploma que regula o apoio do Estado aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo. Dois dias depois o Ministério da Educação publicou uma portaria que alterou o modelo de financiamento. A decisão surpreendeu Cavaco Silva para quem "a legislação devia ter aberto espaço a um novo diálogo".

A resposta de Cavaco Silva às preocupações manifestadas por um pequeno grupo de professores e alunos do externato do Tortosendo que à semelhança de outros no País vive momentos de instabilidade. Segundo as escolas privadas e cooperativas a portaria publicada pelo Governo é ilegal porque põe em causa a liberdade de escolha da escola e vai gerar "profunda estabilidade" nos colégios com contrato de associação com o Estado.

Retirado de: Jornal do Fundão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas