Mais de duas dúzias de ciganos residentes nos bairros sociais do Tortosendo concluíram esta semana o 6º e 9º ano de escolaridade. Trata-se de homens e mulheres que pertencem à comunidade cigana do Tortosendo, uma das mais significativas do concelho da Covilhã. No essencial são pessoas que sobrevivem com o apoio do Rendimento Social de Inserção e que residem nos bairros sociais do largo da feira e do cabeço.
As 27 pessoas de etnia cigana prestaram provas a um júri no âmbito de um processo de revalidação de conhecimentos que as levou à escola, explicou à Rádio JF Ângela Amaral, elemento do conselho executivo do Agrupamento de Escolas do Tortosendo.
Além do Agrupamento de Escolas do Tortosendo, são parceiros no projecto “Quero Saber”, o MODATEX, o NERCAB, a CPCJ da Covilhã., a junta de freguesia do Tortosendo e a Coolabora que é a entidade gestora da iniciativa financiada pelo programa “Escolhas.”
Rosa Carreira coordenadora do “Quero Saber”, explicou que a iniciativa de apoio social tem por objectivo “ajudar a comunidade cigana” e contribuir para mudança dos “paradigma da sociedade”. OUVIR REPORTAGEM
Retirado de: Jornal do Fundão