quarta-feira, 28 de março de 2012

" LIMPAR COVILHÃ" recolheu 37 toneladas


Operação Limpar Covilhã recolheu no passado fim de semana 37 toneladas de resíduos em 10 freguesias do concelho. Os números contabilizados até à data, dizem respeito a pneus, resíduos da construção civil e monstros.

Durante um dia foram recolhidos mais de 10 mil quilos de pneus, 21.600 quilos de entulho de construção civil e 14.096 quilos de monstros. Segundo Andrea Lourenço, do grupo Limpar Covilhã, o número de resíduos recolhido deverá ficar próximo das 50 toneladas recolhidas em 2010, uma vez que está ainda por contabilizar, o plástico,o cartão e o vidro.

Mais de 400 voluntários estiveram empenhados nesta tarefa, um número que superou o ano de 2010 e as expectativas do grupo “foi óptimo, o que significa que o nosso trabalho de sensibilização funcionou e que as pessoas continuam preocupadas com esta causa”.

Aproveitando o conhecimento, os contactos e a organização, o grupo Limpar Covilhã vai continuar activo, independentemente da iniciativa nacional “Limpar Portugal” que esteve na origem da sua criação “nem que seja para acções locais, já fizemos algumas propostas a juntas de freguesias para realizar esta iniciativa de 6 em 6 meses e vamos continuar com as acções de sensibilização, já temos algumas marcadas para o mês de Junho”.

Boidobra, Canhoso, Cantar Galo, Conceição, Cortes do Meio, Ferro, Ourondo, Sta. Maria, S. Martinho e Tortosendo, foram as 10 freguesias do concelho que este ano estiveram mobilizadas em torno do projecto Limpar Covilhã.

Retirado de: RCB

quarta-feira, 21 de março de 2012

Agressão em fábrica do Tortosendo



A denúncia partiu do Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa: no passado dia 19, “um dos patrões das Confecções Zendel agrediu física e verbalmente uma trabalhadora da empresa”.

A trabalhadora em causa teve que receber tratamento hospitalar, apresentou queixa junto das instâncias judiciais e segundo o sindicato encontra-se “profundamente abalada”.

Em comunicado, o sindicato vem condenar a atitude do patrão que vem no seguimento de outras que a mesma pessoa tem feito junto de outras trabalhadoras, criando um clima de intimidação e medo na empresa. Segundo o sindicato, o patrão das confecções Zendel trata as trabalhadoras de forma “humilhante e prepotente” impondo ritmos de trabalho “insuportáveis, obrigando-as a fazer trabalho suplementar sem pagar como manda a lei”.

Uma situação que é do conhecimento do Centro de Emprego da Covilhã e que já levou a direcção do sindicato a solicitar “em tempos” a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho para obrigar a empresa a pagar como determina a lei e a colocar um ponto final à situação.

Segundo o sindicato “não vale tudo” para manter as empresas e os postos de trabalho, e garante que não se deixa intimidar com a conversa de encerramento da empresa.

Às trabalhadoras deixa um apelo para que “se unam e respondam com firmeza a este patrão fora da lei”.

Retirado de: RCB

terça-feira, 13 de março de 2012

Seca: Covilhã activa plano de contingência



A empresa municipal Águas da Covilhã anunciou a activação do plano de contingência devido à falta de chuva e à consequente seca, refere a câmara municipal em comunicado.
A activação deste plano acontece "na perspectiva de tentar solucionar o abastecimento de água no período crítico de verão, caso as condições de pluviosidade não se alterem favorável e significativamente", diz a mesma fonte.
A albufeira da Cova do Viriato tem neste momento um volume de armazenamento semelhante ao verificado no início de julho de 2011 e as minas e nascentes apresentam uma redução significativa nos seus caudais.
"Este plano, semelhante ao que a Covilhã foi obrigada a activar em 2005, tem como principal objectivo recorrer a captações alternativas da AdC e de particulares, de modo a minimizar os volumes a captar na albufeira Cova do Viriato", esclarece a autarquia.
Se não chover o fornecimento de água às populações poderá ficar limitado a apenas algumas horas por dia, afectando sobretudo o Tortosendo, Dominguiso, Vales do Rio, Peso, Coutada, Barco, Teixoso, Orjais, Peraboa, Cantar-Galo, Pousadinha, Vila do Carvalho e Canhoso.

Retirado de: A Reconquista

terça-feira, 6 de março de 2012

Furtos de cobre na rede da EDP



A GNR está a investigar três furtos de fio de cobre de redes da EDP, cujas queixas foram apresentadas na segunda-feira, anunciou aquela força de segurança.

De acordo com as denúncias, os furtos aconteceram no Tortosendo (Covilhã), Caria (Belmonte) e Sarzedas (Castelo Branco), ascendendo a um montante global de 1.039 euros.

Ainda no distrito de Castelo Branco, a GNR está a averiguar uma queixa por furto de potes de barro na Aldeia História de Monsanto.

As peças roubadas estão avaliadas em cerca de 900 euros.

Retirado de: A Reconquista

sexta-feira, 2 de março de 2012

Semáforos já funcionam !



Peço desculpa pelo atraso desta noticia mas acontece que dois dias depois de ter aqui postado sobre a longa avaria dos semáforos os mesmos foram reparados e postos a funcionar...
Aqui se agradece...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas