sábado, 21 de novembro de 2009

Os Verdadeiros Escutas - Agrupamento 580




“Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar Homens e Mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço.”
Baden-Powel, o fundador do Escutismo de todo o mundo.

O escutismo no Tortosendo teve a feliz iniciativa no ano de 1927 e pelo jovem estudante José Craveiro da Silva aparece, quando decorria o mês de Abril, o grupo nº34 que tinha como patrono Beato Nuno.
Este grupo encontrava-se várias vezes referenciado em documentos e manteve uma actividade bastante intensa na sua primeira década de existência.
Em 1934. o grupo 34 de escuteiros do Tortosendo sofre um dos seus maiores abalos de toda a sua história. O seu chefe José Craveiro da Silva abandona-o para dedicar-se à sua vida religiosa e entra na Companhia de Jesus. Então este grupo cia em letargia mais ou menos até 1936.
Em 1936 Arménio Antunes de Campos aparece como chefe de agrupamento faz sair o grupo 34 da letargia em que se encontrava submerso e fá-lo viver mais ainda durante algum tempo. Em 1947 morre também o primeiro assistente religioso do grupo nº34, o P.António dos Santos Figueiredo.


Este foi substituído no cargo pelo P.José Alves Arderius. Ainda durante este ano de 1947 segundo pensamos o grupo nº34 entra novamente em letargia até que finalmente desaparece.
O escutismo ressurgiu novamente no Tortosendo em 1963 com o P. José Garibaldi. Apareceu no Seminário do Verbo Divino com o agrupamento nº202. Integrados neste agrupamento apareceram, então dois grupos: o do Seminário e o do Tortosendo que reuniam juntos. A partir de 15 de Março de 1975 o grupo do Tortosendo passou a gozar de maior autonomia devido a ter-se conseguido o empréstimo da capela de S. Brás para sede.
Em 1 de Dezembro de 1979, o grupo da vila já se pode viver sozinho sob a protecção de S. João Bosco e constitui o agrupamento. Dele fazem parte a Alcateia nº3 de N. Senhora Dos Remédios, o grupo Júnior nº13 de S.João de Brito, o grupo sénior nº10 de S.José e o clã nº7 de S.Francisco de Assis.

Hoje existe o Agrupamento 580
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas