sábado, 17 de outubro de 2009

Seminário do Verbo Divino



O Seminário do Verbo Divino, no Tortosendo, celebra amanhã, dia 18 de Outubro, o seu sexagésimo aniversário. Foi o primeiro Seminário desta Congregação a ser edificado no nosso país após a 2ª Guerra Mundial, em 1949. Ao longo da sua existência, recebeu mais de 1500 alunos. Ao longo destas seis décadas, apenas 15 dos seus seminaristas foram ordenados padres.

A Comunidade SVD de Tortosendo decidiu contribuir com algumas actividades, ao longo de um ano, para assinalar e viver os 60 anos da sua presença em Portugal. Por isso surgiram as seguintes ideias:
Celebração a nível local:
Início: Dia Mundial das Missões 2009 (18/10/09) ( Amanhã )
Fecho: Dia Mundial das Missões 2010 (24/10/10)
Destinatários:
- Membros da SVD
- AMIVD Nacional e Regional
- Região Pastoral de Tortosendo, Cortes e Unhais
- Antigos Alunos do Seminário
- Familiares dos confrades oriundos desta região, ...
- Outros: participantes nas caminhadas e outras acções deste Seminário ao longo da sua história
- Etc



HISTÓRIA

Tortosendo é a casa-mãe dos Missionários do Verbo Divino (SVD) em Portugal. Em 12 de Janeiro de 1949, o bispo da Guarda, D. José Alves Matoso (1914-1952) comunicou a erecção da nova “Escola Apostólica” ao Governo Civil de Castelo Branco. Fica situado na freguesia de Tortosendo, concelho da Covilhã e distrito de Castelo Branco, bem no coração da chamada Cova da Beira. É o único seminário missionário da diocese da Guarda. Conheceu diversas fases ao longo dos 57 anos da sua história.

Pensado como seminário menor, em 14 de Novembro de 1949 abriu solenemente o 1º ano lectivo com uma turma de 40 alunos. Assim começou uma bem sucedida actividade lectiva que durou ininterruptamente até 1986. O número dos alunos cresceu ininterruptamente durante largos anos chegar a ultrapassar a centena e meia. Pedagogicamente, o ponto alto terá sido atingido, na década de 80, época em que a escola, com o nome de Seminário Liceal do Verbo Divino, recebeu do Ministério da Educação alvará de estabelecimento de ensino particular e lhe foi concedido paralelismo pedagógico pela inspecção geral do ensino particular.
A partir de 1986, devido à criação de numerosas escolas preparatórias, correspondentes aos actuais 5º e 6º anos, e com a decisão de apenas admitir alunos do 7º ano em diante, a frequência diminuiu acentuadamente e os alunos passaram a frequentar as aulas no Externato de Nossa Senhora dos Remédios. Pôs-se assim um ponto final na actividade lectiva embora se tivesse mantido o internato. Ainda que não tenha cessado oficialmente nem como escola nem como internato, o Seminário deixou de ter quaisquer alunos internos a partir de 2002.

Os jovens que queiram fazer a sua caminhada e discernimento vocacional são acompanhados nas suas famílias, através do Pré-Seminário, e encontram-se periodicamente no Seminário.

Hoje a casa encontra-se adaptada para novas situações e
passou a oferecer outros serviços. Dispõe de uma diversidade de espaços para diferentes tipos de encontros, assim como da capacidade de acolhimento em quartos confortáveis para pessoas ou grupos que queiram simplesmente pernoitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas