terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Tortosendo - Vila Nova das Flores

Naquele dia 6 do mês de Setembro de ano da Graça de Mil Oitocentos e Noventa e UM uma máquina a vapor atravessava ronceiramente os campos férteis da Gardunha e da Estrela, orgulhosa pela responsabilidade que lhe coube ao puxar a Carruagem Real naquela viagem inaugural da Linha da Beira Baixa.

Sua Majestade a Rainha D. Amélia recostou-se no grande cadeirão junto da janela, com a graciosidade e elegância própria dos seus jovens vinte e seis anos. Sentia-se um pouco cansada, mas imensamente feliz. "Foi o dia mais feliz da minha vida", dissera horas antes em Castelo Branco. As manifestações populares que se sucediam à passagem da carruagem real, vinham ultrapassado todas as melhores expectativas.

O Rei, Sua Majestade El-Rei D. Carlos, com quem casara, ainda príncipe, havia cinco anos, quase não quisera fazes essa viagem por conselho de alguns dos seus colaboradores que receavam manifestações de agravo, nestas paragens onde sopravam já os novos ventos republicanos. E ainda estava muito viva na memória de todos a revolta que teve lugar no Porto em 31 de Janeiro daquele ano, fruto da situação financeira difícil em que o país se encontrava e de grandes rivalidades entre os "partidos governantes" - o Partido Progressista e o Partido Regenerador, que criavam uma atmosfera de agitação e desassossego na vida política.
Eram também conhecidos os debates apaixonados travados na Câmara da Covilhã e as posições antagónicas assumidas face a esta viagem, que uns defendiam ardentemente e outros atacavam de forma decidida e, por vezes, violenta.

Mas a Rainha soubera ser convincente junto do Rei, mercê do grande desejo de conhecer as realidades do seu povo que haveriam de fazer com que se distinguisse em notáveis actividades no campo da Assistência.
Não o sabia naquele momento, mas haveria de, anos mais tarde, em 1899, criar a Assistência aos Tuberculosos e, já no exílio e durante a primeira Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, desenvolver extraordinário trabalho na Cruz Vermelha o que lhe valeria ser condecorada com a Royal Red Cross, pelo Rei de Inglaterra, Jorge V.

Mas naquele momento sentia-se algo inquieta, receosa mesmo que estas gentes da encosta sul da Estrela pudessem ensombrar de alguma forma o que até então tinha sido uma autêntica festa, mesmo para uma Rainha.
Mas pouco durariam as suas apreensões.
De súbito, o andamento da carruagem tornou-se ainda mais vagaroso, ensaiando uma nova paragem e, do exterior, faziam-se ouvir, com intensidade crescente, gritos de aclamação aos monarcas.

A Rainha interrompeu o curso dos seus pensamentos, absorvendo numa inspiração profunda aqueles gritos de entusiasmo como que para renovar a força anímica, por um instante enfraquecida. Aliviada, esboçou um sorriso vitorioso para El-Rei e ambos, à mesma janela espreitaram quem os saudava desejosos de lhes corresponderem. E o que viram era deslumbrante.


Pela grandiosa mole humana que envolvia toda a estação e terrenos contíguos, em agitação constante qual seara dançando ao vento, pelo entusiasmo e excitação que atingiram o auge quando ali, bem perto deles, quase a poder-lhes tocar, vislumbraram as imagens vivas dos seus Reis, esses seres sempre tão longínquos e inatíngiveis que deles só tinham difusas ideias; pelas flores, pela imensa quantidade de flores que se encontravam por todos os lados; flores que atapetavam completamente a linha e cobriam os carris, flores que as crianças das escolas empunhavam aos saltos numa excitação inocente de quem adivinha algo importante; flores que de repente, e sem que alguém saiba como, inundaram a carruagem real quase submergindo os ditosos monarcas, já rendidos por tão inesperada como grandiosas e sentida manifestação.

Como não lhe fora anunciada a chegada à Covilhã, a Rainha perguntou em que estação se encontrava e que povo era aquele que tanto carinho lhe dispensava. Alguém lhe respondeu: "Na aldeia de Tortozendo, Alteza.". "Como pode um nome assim corresponder a tais gentes e a tal lugar?!" - exclamou a Rainha. "Pois haverá de chamar-se VILA NOVA DAS FLORES".

Depois da segunda Guerra Mundial, em 1945, D. Amélia Luísa Helena de Bourbon e Bragança, filha dos condes de Paris e Rainha deposta, voltou a Portugal, que lhe deu muitas provas de gratidão e carinho. Já não voltou ao Tortosendo nem aqui alguma vez lhe foi atribuído oficialmente o nome de Vila Nova das Flores. Mas jamais o povo do Tortosendo esqueceu aquele dia, aquela festa, os seus Reis e sobretudo a Rainha e o lindo nome que quisera dar a esta Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas