Pensado como seminário menor, em 14 de Novembro de 1949 abriu solenemente o 1º ano lectivo com uma turma de 40 alunos. Assim começou uma bem sucedida actividade lectiva que durou ininterruptamente até 1986. O número dos alunos cresceu ininterruptamente durante largos anos chegar a ultrapassar a centena e meia. Pedagogicamente, o ponto alto terá sido atingido, na década de 80, época em que a escola, com o nome de Seminário Liceal do Verbo Divino, recebeu do Ministério da Educação alvará de estabelecimento de ensino particular e lhe foi concedido paralelismo pedagógico pela inspecção geral do ensino particular.
A partir de 1986, devido à criação de numerosas escolas preparatórias, correspondentes aos actuais 5º e 6º anos, e com a decisão de apenas admitir alunos do 7º ano em diante, a frequência diminuiu acentuadamente e os alunos passaram a frequentar as aulas no Externato de Nossa Senhora dos Remédios. Pôs-se assim um ponto final na actividade lectiva embora se tivesse mantido o internato. Ainda que não tenha cessado oficialmente nem como escola nem como internato, o Seminário deixou de ter quaisquer alunos internos a partir de 2002.
Os jovens que queiram fazer a sua caminhada e discernimento vocacional são acompanhados nas suas famílias, através do Pré-Seminário, e encontram-se periodicamente no Seminário.
Hoje a casa encontra-se adaptada para novas situações e passou a oferecer outros serviços. Dispõe de uma diversidade de espaços para diferentes tipos de encontros, assim como da capacidade de acolhimento em quartos confortáveis para pessoas ou grupos que queiram simplesmente pernoitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário