quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Feira de S. Miguel - Tortosendo
















DIA 29 DE SETEMBRO - FEIRA DE S. MIGUEL - TORTOSENDO

O Parque S. Miguel recebe mais uma edição da Feira de S. Miguel.
Ignora-se o ano da origem da Feira S. Miguel. A ela se referem vários documentos do séc. XVIII e ainda um outro anterior. A feira realiza-se no dia 29 de Setembro. Reza a oralidade popular que a Feira se realizava na cidade da Covilhã e, foi transferida para o Tortosendo em virtude ter havido uma grande escaramuça o que levou o Rei D. Diniz a transferi-la para uma légua de distância e foi assim que a Feira veio ficar no Tortosendo.
Nesta Feira comercializava-se de tudo o que a terra dava na época: cebolas, alhos, nozes… a par, os agricultores e outros compravam vestimentas, calçado e ferramentas.
A nível gastronómico a sardinha assada colocada numa fatia de broa ou triga milha marca a tradição. Mas outras havia… como os feirantes assentavam arraiais de véspera, no dia 28 de Setembro viam-se mulheres à beira da estrada a vender café negro feito em panelas de ferro para manter os feirantes acordados e a vender tigelas de sopa para aconchegar o estômago  A sopa era feita também em panelas de ferro às quais se ia acrescentando água que era para a coisa durar e servida em tigelas de barro.




Nota Informativa da Junta de Freguesia do Tortosendo

Exmos. Senhores.

De forma a que possam colaborar na divulgação do esclarecimento acerca da realização da Feira de S. Miguel e porque temos sido questionados acerca da realização da mesma, somos a informar o seguinte:


1.       A Feira de S. Miguel irá decorrer no Parque S. Miguel nos dias 28 e 29 de Setembro.

2.       Na noite de 28 de Setembro iremos ter a participação especial dos “Caretos de Podence” .

















3.       No que respeita ao trânsito são levadas a cabo pela GNR as restrições normais - No dia 28 o trânsito será cortado das 18.00 h às 02.00h na EN 230 junto à antiga Junta de Freguesia / Centro de Saúde e EN 230 Junto ao Cruzamento para o Externato Nossa Senhora dos Remédios. No dia 29 o trânsito estará cortado no mesmo local das 8.00 h às 18.00 h. O trânsito é feito pela estrada que dá acesso ao Externato Nossa Senhora dos Remédios .



Cumprimentos,

Junta de Freguesia de Tortosendo
Av.Viriato 13
6200-725 Tortosendo
+351 275951187
junta-tortosendo@sapo.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas