domingo, 9 de junho de 2013

TORTOSENDO COM INICIATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL INÉDITA
















Bruno Gonçalves é um nome desconhecido para muitas pessoas mas tem um curriculum assinalável no trabalho de inclusão social da etnia cigana. Este jovem de etnia cigana foi já conselheiro da Comissão Nacional para a Igualdade e Contra o Racismo, foi fundador e presidente da Associação Cigana de Coimbra, é formador do Conselho da Europa na área da mediação e é Vice-presidente do Centro de Estudos Ciganos. É também, há mais de 10 anos, membro da Direcção do SOS Racismo.
Concilia este trabalho com o de mediador na Câmara Municipal de Coimbra e com a escrita. Foi este último aspecto da sua luta na integração do povo cigano que levou o Projecto Quero Saber + E5G a convidá-lo a apresentar o seu livro que se debruça sobre a história do povo cigano. A sua presença no Tortosendo durante dois dias foi um momento histórico não apenas para a comunidade cigana mas também para a comunidade em geral. Começou com uma palestra no salão da Junta de Freguesia que foi pequena para acolher a multidão de pessoas que o quiseram ouvir. Bruno Gonçalves apelou aos presentes, na sua esmagadora maioria de etnia cigana, que apostem na escola como caminho para a inclusão. A Escola do Largo da Feira e a EB 2/3 foram palco também de várias sessões em que este activista sensibilizou crianças ciganas e não ciganas para a importância do conhecimento da história do povo cigano para a sua integração.
Esta iniciativa na qual se envolveram activamente o Agrupamento de Escolas de Tortosendo, a Junta de Freguesia e a CooLabora, membros do consórcio do projecto Quero Saber + E5G, teve como grande objectivo contribuir para a melhoria da imagem da comunidade cigana e, pelo menos no que se refere às instituições locais envolvidas e às crianças e jovens do Agrupamento os objectivos foram plenamente atingidos.
Bruno Gonçalves considerou que a comunidade cigana do Tortosendo é muito receptiva à mudança deixando às autoridades locais o repto para que incluam um mediador de etnia cigana nas equipas de intervenção social.

Retirado de: Coolabora
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de página