terça-feira, 4 de setembro de 2012

MÊS DE SETEMBRO, MÊS DO TORTOSENDO















Depois da da Festa de Nossa Senhora da Oliveira, Padroeira do Tortosendo, que se realizou no passado fim de semana o Tortosendo vai ser palco no decorrer do corrente mês de outras iniciativas.
 
Dia 6 de setembro, 21.30 h – Sala de Espectáculos do Unidos do Tortosendo - SEXO, CRISE E FACEBOOK
 
O Teatro Português volta aos palcos de todo o país, com uma divertida comédia que mistura estéticas teatrais, sendo uma simbiose entre a crítica social e o humor contemporâneo.
Esta peça é uma criação artística de Nuno Miguel Henriques, numa produção do Teatro Azul e de A Voz das Ideias. Florbela Queiroz, actriz popular com mais de 50 anos de carreira, que recentemente recebeu a Medalha de Ouro, da Câmara Municipal de Lisboa, integra o elenco desta divertida e original peça de teatro português, ao lado de Nuno Miguel Henriques, apelidado por muitos como «o homem do sorriso na Voz», além dos talentosos actores Marisa Carvalho e Tito Pinto, que transformam esta peça de teatro num momento único, singular e surpreendente.
Desta peça fazem parte vários números hilariantes como uma entrevista muito peculiar a um tele-dependente de televisão, um boletim meteorológico que inclui um quase strip, uma alentejana instruída e mulher-a-dias, um Fado em Chinês, Umas Lavagens de Roupa Suja dos Partidos da Assembleia, Uma Visita de Açorianos ao Continente, Uns Telefonemas suspeitos entre outros números, terminando este evento com uma homenagem a João Villaret numa evocação poética pelo diseur Nuno Miguel Henriques.
Este espectáculo promete ser uma "pedrada na crise", prometendo ser um analgésico para a tristeza, o sobrolho franzido e ainda se facilita contactos no Facebook entre o público, além de tudo o resto que por motivos óbvios não convém divulgar previamente.
Dia 15 de setembro, 14 h – Concentração da Associação de Caça e Pesca do Tortosendo - SENSACIONAL LARGADA DE PERDIZES E FAISÕES
 
A Associação de Caça e Pesca do Tortosendo, promove uma jornada de caça com largada de Perdizes e Faisões que terminará com um jantar convício entre os participantes. (inscrições na Associação de Caça e Pesca do Tortosendo)
 
Dia 16 de Setembro, 8.00 h – CPT Pinhos Mansos – CAMINHADA DE S. MIGUEL
 
Inserido nas actividades “Mês de Setembro, Mês do Tortosendo” realiza-se no dia 16 de Setembro a “Caminhada de S. Miguel” que terá início nos Pinhos Mansos e terminará no Parque S. Miguel com a tradicional sardinhada de S. Miguel.
A participação na caminhada/almoço terá um custo de 5,00 euros por participante (inscrições na Junta de Freguesia de Tortosendo e CPT Pinhos Mansos).
 
 
Dia 22 de setembro, 15.00 h – Parque S. Miguel – SOPAS DO TORTOSENDO – LEADER 2012

Organizado pela primeira vez em 2005, o festival de Sopas do Tortosendo Leader 2012 vai voltar a reunir centenas de pessoas no Parque S. Miguel. Uma actividade que decorre pouco antes de um dos maiores mercados agrícolas da região: a Feira de S. Miguel.
O importante vai ser no próximo sábado, 22, no Parque de São Miguel, comer sopa, considerado um dos alimentos mais nutritivos e completos. Certamente que centenas de pessoas, como habitualmente, irão marcar presença em mais uma edição do festival gastronómico Sopas do Tortosendo Leader 2012, Desde a Canja de Perdiz e terminando nas mais conhecidas Sopa de Feijão e Sopa de Grão, irá haver de tudo um pouco para quem tem vontade e apetite na prova de sopas.
Este evento, organizado pela Junta de Freguesia de Tortosendo, apresenta diversos objectivos. Para além de ser uma iniciativa que junta e reúne as colectividades, instituições públicas da vila, cidadãos que gostam da gastronomia e que querem mostrar as suas aptidões culinárias, estabelecimentos hoteleiros, pretende também ser um espaço de divulgação da tradição secular da sopa.
O evento começa já a ganhar maior dimensão e por isso mesmo, a edição de 2012, marcada para dia 22 de Setembro, irá já contar com a participação de representantes de outras freguesias, um sinal de que o evento tem já uma forte dimensão e ganha expressão no concelho. Outra das grandes alterações também pensadas para as Sopas de 2012 passa pela introdução de uma nova vertente no certame: associada à iniciativa gastronómica vai estar uma mostra de artesanato, produtores locais vão ter uma oportunidade de mostrar e comercializar os seus trabalhos no recinto do festival gastronómico.
Haverá também animação para crianças com insufláveis e animação musical a cargo de grupos da região.
O Festival Sopas do Tortosendo Leader 2012 vai contar com 28 qualidades de sopas e 26 expositores de artesanato.
A abertura das barraquinhas está marcada para as 15 horas e as sopas serão servidas a partir das 19 h.
 
Dia 28 e 29 de setembro – Parque S. Miguel – FEIRA DE S. MIGUEL

A Parque S. Miguel recebe mais uma edição da Feira de S. Miguel.
Ignora-se o ano da origem da Feira S. Miguel. A ela se referem vários documentos do séc. XVIII e ainda um outro anterior. A feira realiza-se no dia 29 de Setembro. Reza a oralidade popular que a Feira se realizava na cidade da Covilhã e, foi transferida para o Tortosendo em virtude ter havido uma grande escaramuça o que levou o Rei D. Diniz a transferi-la para uma légua de distância e foi assim que a Feira veio ficar no Tortosendo.
Nesta Feira comercializava-se de tudo o que a terra dava na época: cebolas, alhos, nozes… a par, os agricultores e outros compravam vestimentas, calçado e ferramentas.
A nível gastronómico a sardinha assada colocada numa fatia de broa ou triga milha marca a tradição. Mas outras havia… como os feirantes assentavam arraiais de véspera, no dia 28 de Setembro viam-se mulheres à beira da estrada a vender café negro feito em panelas de ferro para manter os feirantes acordados e a vender tigelas de sopa para aconchegar o estomago. A sopa era feita também em panelas de ferro às quais se ia acrescentando água que era para a coisa durar e servida em tigelas de barro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de página