quinta-feira, 28 de junho de 2012

Poupança com o Projecto Quero Saber











No Tortosendo está muita gente a fazer contas à vida na sequência das várias acções de literacia financeira promovidas por este projeto do Escolhas.
As crianças do 1º ciclo participaram em vários jogos que têm como objectivo sensibilizá-las para o valor do dinheiro. Sopas de letras, um concurso em que tinham de adivinhar os preços dos produtos de primeira necessidade, um jogo de equipas em que tiveram que escolher palavras associadas à luta contra a crise foram muito apreciados e envolveram todos os alunos da Escola do Largo da Feira, situada no Bairro Social com o mesmo nome.
Foram também chamados a reflectir sobre as finanças familiares as crianças do 2º ciclo que percorreram várias lojas do Tortosendo simulando compras e assim tomaram consciência de como se pode poupar nas despesas correntes das suas famílias.
Os jovens do 3º ciclo usaram as tecnologias de informação para aprenderem a planear as suas despesas nas aquisições de bens duradouros como é o caso de um computador.
A página www.dolceta.eu serviu de inspiração para os jogos e as actividades na área da literacia financeira que foram realizados neste primeiro semestre de 2012 e que permitiram ao projecto imprimir uma forte dinâmica numa área de tão grande importância neste período que o país atravessa.
De facto, este recurso tem sido uma mais valia para o projecto pois as actividades que oferece permitem a monitorização das competências adquiridas pelos participantes, uma dimensão importante num projecto de intervenção social como é o Quero Saber.
E, tendo em conta a importância da temática, não quisemos deixar de fora os adultos pelo que trouxemos a DECO ao Tortosendo, numa acção patrocinada pela Junta de Freguesia, parceira do projecto.
A sessão sobre gestão do orçamento familiar, dinamizada por esta associação de defesa do consumidor, conseguiu mobilizar mais de meia centena de pais e familiares dos jovens do projecto que durante quase cerca de 2 horas participaram de forma activa com questões e sugestões.
No final da sessão, e graças a um pequeno patrocínio de uma papelaria do Tortosendo, houve ainda tempo para sortear algumas calculadoras entre os participantes, tendo cabido a um dos destinatários do projecto esta tarefa.
No total, e entre crianças e adultos, no primeiro semestre deste ano, o Projecto Quero Saber envolveu cerca de duas centenas de pessoas em actividades de literacia financeira.

Retirado de: Programa Escolhas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas