segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Outra vez os sobreiros...

Obras junto a sobreiros no Tortosendo - Autarca desvaloriza polémica

'Há lá umas ramagens que só com boa vontade excessiva é que se chama àquilo um sobreiro', declarou sexta-feira o presidente da Câmara da Covilhã a propósito da polémica entrada de máquinas no parque de S. Miguel, no Tortosendo, que levou a Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente (EPNA) da GNR a levantar um auto de notícia, por contra-ordenação, à autarquia. O auto foi levantado porque a Câmara da Covilhã ainda não possui autorização da Autoridade Florestal Nacional (AFN) para abate de um povoamento de sobreiros constituído por 364 árvores, das quais 311 são sobreiros jovens e 53 adultos.
'Não há memória que tenha havido plantações nos últimos 30 anos', disse Carlos Pinto. 'Como é que nasceram, quem é que os plantou, quem é que os identificou', questionou o autarca à margem da reunião da Assembleia Municipal extraordinária realizada sexta-feira. O autarca assegura que mais de 90 por cento dos sobreiros não têm mais de 10 centímetros e nasceram por geração espontânea, desvalorizando assim o facto da Unidade de Gestão Florestal do Pinhal Interior Sul, em Castelo Branco, ter contado e marcado os sobreiros para abate. 'Há lá sementes de sobreiros, junto a outros que se desenvolveram que não têm espaço de crescimento', disse Carlos Pinto.
'Eu quero lá saber da Autoridade Florestal Nacional, eu quero saber daquilo que vejo e daquilo que vêem as pessoas que lá estão com bom senso', a¬ rmou. 'Agora um indivíduo qualquer que está não sei onde vem dizer-me que uma ramagem de geração espontânea, porque o vento projectou as sementes, pode contar [como sobreiro]. Conte lá o que quiser', disse, garantindo que as obras irão continuar e que os sobreiros adultos serão mantidos.

Diário XXI

Retirado do blog: http://mafiadacova.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas