sexta-feira, 23 de maio de 2014

Enfermeira testa terapia de reminiscên​cia em IPSS’s da Covilhã e do Fundão

Enfermeira CHCB






Quatro instituições particulares de Solidariedade Social dos concelhos da Covilhã e do Fundão vão aplicar um programa de terapia de reminiscência que pretende melhorar o humor de idosos com demência, disse a Teresa Lopes, enfermeira do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB).
O objectivo é aplica-lo já a partir deste mês no Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo, Lar de S. José e Associação de Socorros Mútuos, na Covilhã e na Santa Casa da Misericórdia, no Fundão depois de ter sido ensaiado, com sucesso, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte.
O programa insere-se na tese de doutoramento em geriatria e gerontologia que a enfermeira está a realizar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto.
Enfermeira do Serviço de Ortopedia do CHCB, Teresa Lopes integra o grupo de trabalho de investigação em enfermagem criado no CHCB designado Nursing Research
Segundo Teresa Lopes, «o projecto consiste na criação e avaliação de um programa de terapia de reminiscência para aplicar em pessoas idosas com demência que estejam institucionalizadas», particularmente ao nível da cognição, memória autobiográfica, humor, comportamento e expressão dos afetos.
«A reminiscência consiste na recuperação acontecimentos passados da própria pessoa utilizando essas memórias felizes da infância, adolescência e da fase adulta para melhorar o humor no tempo actual», explicou.
«O objectivo é que qualquer profissional de saúde ou cuidador informal possa ter acesso ao programa e praticá-lo com os seus idosos», acrescentou.
No ensaio realizado em Belmonte foram avaliados seis idosos com uma média de idades de 80 anos, institucionalizados há mais de um ano, com 5 ou mais doenças crónicas diagnosticadas.
Retirado de: Local PT

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios - Tortosendo

Nossa Senhora dos Remédios

































-- clique para aumentar --

É já este próximo sábado que começam as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, com  o ponto alto a acontecer pelas 21h30m com a Grandiosa Procissão de Velas do Santuário de Nª Sª dos Remédios para Igreja Matriz.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

terça-feira, 13 de maio de 2014

Caminhada UNIDOS - Comemorações do 68º Aniversário do UFCT


































-- clique para aumentar --

Antes e depois a mesma coisa...

Fez precisamente ontem 6 meses que tirei esta 1 ª fotografia a apontar o PERIGO existente no Parque de S. Miguel :

tortosendo
















Mostro agora a foto tirada no dia de hoje, 13 de maio de 2014, no mesmo local. Como se pode constatar nenhuma entidade responsável se deu ao " trabalho " de solucionar o problema... ou então não é problema !

parque s. miguel
















Aproveitei o estar hoje no nosso Parque de S. Miguel e tirei mais algumas fotografias que mostram a " beleza " em que se encontra o Parque.

A esta chamei " Os canteiros com flores da época " :

tortosendo
















... " O lixo dos outros " :

tortosendo





















... " Onde estão os paralelepípedos ( o caminho ) ? ":

tortosendo
















Como se vê há muita coisa que caiu no esquecimento... e por isso mesmo, o titulo do post ser : "Antes e depois a mesma coisa..."

Alguns perigos na Estrada Nacional 230 - Tortosendo

Tortozendo
















Sinais de transito



sinais de transito


Creio eu que o sinal nº1 é bastante importante ! Com o sinal tão pouco ou nada visível, nenhum automobilistaqualquer que seja a velocidade que leve, está à espera de ter de parar inesperadamente para deixar passar peões... e qualquer dia o acidente acontece !

O sinal nº2 apesar de não ser tão importante, não deixa mesmo assim de ser "interessante" colocá-lo visível... algum "turista" ou carteiro pode precisar !

A minha admiração das coisas chegarem a este ponto é ainda maior quando sei que alguns representantes directos ( os que recebem ordenado ! )  da Junta de Freguesia do Tortosendo passam neste mesmo local todos os dias, por vezes mais do que uma vez, e parece que até à data também eles nunca repararam no problema...

Saliento que o Impasse que existiu no Tortosendo após as Eleições Autárquicas "terminou" dia 10 de janeiro de 2014... por isso, acho, que já não é desculpa para ninguém.

Tortosendo


















Aproveito este post, e já que estou a falar sobre este troço da Estrada Nacional 230, para recordar uma vez mais, que seria bastante producente colocar umas lombas um pouco antes desta curva, no sentido Unhais-Tortosendo, pois quem sai do cruzamento que dá acesso ao Bairro da Fonte Fria de Cima ( foto em cima ), apesar de entrar na via com o maior cuidado entra também sempre com o maior receio que aconteça alguma tragédia ! 

Agradecia também, e todos os residentes daquela área, que as entidades responsáveis avisem a Covibus, ou os seus condutores, que quando entrem neste mesmo cruzamento e nesta mesma via ( Fonte Fria de Cima / sentido Tortosendo-Unhais ), passem com um "pouco" menos de velocidade... obrigado.










segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cordas e o Mundo da Carolina

Tortosendo

Tortosendo


































No Dia 1 de Junho às 15.00 h. na Faculdade de Ciências da Saúde - Covilhã.

A Associação Cordas - O Gesto que faz a Diferença associa-se a O Mundo da Carolina neste dia tão especial para todas as Crianças.

Actividades de estimulação lúdica, Pinturas faciais, Jogos tradicionais, o Lugar do conto, e muita animação para crianças, inseridas no lançamento do livro " O Mundo da Carolina ".

sábado, 3 de maio de 2014

68º Aniversário do Unidos Futebol Clube - Tortosendo

unidos do tortosendo
















Fundado a 04 de maio de 1946


4 de maio  pelas 17 horasRomagem ao Cemitério para Prestar Tributo 
a Todos os Associados Falecidos

10 de maio pelas 15 horas -  Baile para Reformados e Famílias

11 de maio pelas 17 horas -  ( MAIO CALL ) Coro Orfeão da Covilhã e Orquestra de Violinos do Conservatório de Musica da Covilhã

17 de maio pelas 21 horasFesta de Patinagem (Noite de Verão) com a presença de 3 Campeões Europeus

18 de maio pelas 8h30Caminhada U.F.C.T.

24 de maio pelas 12h30  -  Ponto alto das comemorações:  Almoço Comemorativo do 68.º Aniversário do U.F.C.T.  /  Homenagem aos Ex. Presidentes de Direcção do Clube  / Entrega de emblemas de prata e ouro, dos 25º e 50º anos de Associados.

31 de maio2.º Convívio de Ex Atletas

14 de junhoConvívio Nacional de Basquetebol Minis “ Tortosendo 2014 "

15 de junhoTorneio de Basquetebol  “Encerramento da Época”


Apontamento: Durante todo o programa de aniversário haverá Torneios de Jogos Internos


Memórias de Maio

tortosendo

















Durante 48 anos, Maio foi um mês proibido em Portugal. A Censura cortava mesmo alusões a Maio que, às vezes, eram meras saudações à Primavera, porque desconfiavam de metáforas ao tempo novo. Para já não falar de tudo o que tinha a ver com a festa dos trabalhadores, o 1.º de Maio, cuja simbologia, de alcance universal, se tornou, ao mesmo tempo, uma data de festa e de luta, qualquer coisa que é inquebrantável do progresso e da felicidade humana. Por isso, esse dia guarda intacta toda a utopia que um acontecimento colectivo pode conter. Por isso, decerto, Maio carrega consigo uma história tão longa de proibições que ditaduras, vigilantes, desejavam tornar eternas.

A verdade é que sempre o 1.º de Maio foi dia de protesto, de reivindicação e de muitas indignações. Em Portugal, furiosamente proibido, não faltaram manifestações de protesto contra o salazarismo que originaram violentas cargas da polícia de intervenção e muitas prisões, como aconteceu, por exemplo, em Lisboa, em 1961 e 1962. Uma bandeira vermelha, gestos vibrantes de protesto e palavras ou canções semeadas ao vento, era quanto bastava para a fúria da besta repressiva.
Lembro-me sempre de como o 1.º de Maio, no Tortosendo, originava vagas de prisões e do medo que os instrumentos repressivos da ditadura instalava na vila, que a PIDE chamava de "vermelha". Mas os operários do Tortosendo, muitos ligados ao Partido Comunista, não se vergavam e tentavam assinalar a data, às vezes disfarçando a festa proibida de pic-nic, ao fim da tarde e do dia de trabalho, perto da Ponte Pedrinha, à beira Zêzere. Até isso reprimiam! Houve um ano, em que a vila parecia estar em pé de guerra, com metralhadoras à flor da rua, na presunção que assim baniam aquele dia do calendário. Lembro-me bem das notícias preocupantes e das prisões trazidas pelo Américo de Oliveira, que era meu camarada de trabalho no jornal, ou pelo José Laço Pinto, correspondente do "Jornal do Fundão", que era uma pessoa excepcional e nos deixou há meses.
O Américo de Oliveira movimentou muita solidariedade à volta dos presos políticos, e partia sempre com campanhas de donativos para as famílias, que ficavam à mercê da miséria. Com o seu ar sereno, uma vez (penso que na última vaga de prisões), o Américo, que desencadeara uma dessas campanhas, foi pedir donativo ao vice-presidente da Câmara, a quem no Fundão chamavam "o Tózinho da Notária", que era uma pessoa que vivia rodeada de medos. O Américo de Oliveira, que ele conhecia bem, explicou-lhe ao que ia. Ele ficou branco. Entregou-lhe um donativo, em exercício caridoso, pedindo-lhe que ninguém soubesse de nada. E, tremelicando de medo, avisou:
-- "Tenha cuidado. Se a PIDE sabe uma coisa destras, é a nossa desgraça..."
O Américo de Oliveira explicou-me que isto era a sua defesa, em caso de intervenção da PIDE: uma actividade tão legal que até tinha sido previamente comunicada ao vice-presidente da Câmara...
O José Laço era uma pessoa de grande cordialidade, que abria sempre um sorriso às circunstâncias difíceis e que realizou um trabalho notável de informação sobre os problemas sociais do Tortosendo. Fez do"Jornal do Fundão" a sua tribuna. Foi um extraordinário correspondente e viveu intensamente batalhas a favor da instalação do Ensino público, da habitação social, de grandes e pequenas questões que, nos anos 60 e 70, condicionavam o quotidiano tortosendense. Essa sua forma de agir reflectia-se no associativismo do Unidos, a que deu grande visibilidade, defendia o interesse público e a situação das pessoas com unhas e dentes.
Há tempos, escrevi neste espaço um texto de memória sobre rostos de cidadãos do Tortosendo, que lutaram pela liberdade, a que chamei os combatentes da sombra.Alguns, precisamente, foram presos por que lutavam pelo direito a festejarem o dia do Trabalhador. José Laço faleceu pouco depois.
Agora, neste Maio de sol, festejado em liberdade, sem os mastins da PIDE e da repressão a morderem as canelas dos cidadãos, junto aos combatentes da sombra, o nome de José Laço Pinto. E uma cantiga do Maio, do Zeca, como um aceno de esperança nestes dias sombrios, em que os trabalhadores e as pessoas parecem ter sido condenados ao desespero.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

CORDAS - O Gesto que faz a Diferença

Cordas





















CORDAS é uma Associação sem fins lucrativos que tem como missão Apoiar Crianças com Necessidades Especiais e suas familias

Descrição
A CORDAS é uma Associação sem fins lucrativos, que têm por objectivo promover e fomentar o apoio, a reabilitação e/ou recuperação física e psicológica das crianças com necessidades especiais, com atraso de desenvolvimento e risco social, nomeadamente por meio de aconselhamento e apoio clínico e psíquico à família.
Pretendemos constituir um centro de recursos para empréstimo de materiais didácticos, ajudas técnicas ou outro equipamento/material para estas crianças. Fazer actividades lúdicas e terapêuticas.Prestar apoio de consultadoria às famílias em todo o processo de requisição de apoios sociais e no diagnóstico das necessidades específicas de cada criança.Organização de formações colectivas ou individualizadas de acordo com as necessidades de cada criança.


Informação geral
Para ser associado basta preencher a ficha de inscrição, e enviar nos comprovativo de pagamento para o e-mail associacaocordas@gmail.com
Para aceder a ficha de associado basta carregar neste link:





Donativos em espécie

Pode contribuir para a Associação Cordas, doando material e outros bens que sejam necessários ao cumprimento dos seus objectivos. Se pretende ajudar desta forma, por favor contacte a Associação através do mail ou contacto telefónico disponibilizado pagina


Donativos em dinheiro 

Enquanto organização sem fins lucrativos, a Cordas depende em grande parte da generosidade de pessoas e instituições que queiram contribuir com donativos em dinheiro para conseguir avançar com os seus objectivos e realização de actividades de apoio a estas crianças . Caso queira contribuir em dinheiro , poderá fazê-lo por transferência Bancária para a conta:

Conta Millennium BCP
Titular da conta: Associação Cordas
NIB 0033.0000.45449369886.05
IBAN: PT50.0033.0000.45449369886.05
SWIFT/BIC: BCOMPTPL



Retirado de:  Página Oficial Facebook

Flor de Carqueja - Concerto

Tortosendo

































-- clique para aumentar --

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Nota Informativa Junta de Freguesia do Tortosendo - Comemorações 25 de Abril

Tortosendo
















Junta de Freguesia








Nota Informativa - Comemorações 25 de Abril – Tortosendo

Hoje, 24 de Abril, na freguesia de Tortosendo, concelho da Covilhã, pelas 24.00 horas a Junta de Freguesia de Tortosendo leva a efeito a tradicional arruada de Comemoração do 25 de Abril de 74, que junta cerca de meio milhar de pessoas.
A arruada está a cargo da Banda Filarmónica São Jorgense que percorrerá as artérias habituais e a concentração é junto ao Unidos Futebol Clube de Tortosendo. No local da concentração serão distribuídos cravos vermelhos.

Amanhã, dia 25 realiza-se a Caminhada da Liberdade com início às 9.00 h, na Praça da Liberdade ( inscrições aqui ).

Também no dia 25 de Abril, O C.P.T. Pinhos Mansos promove , às 13.00 horas, na sua sede social, o tradicional almoço para “Celebrar Abril” (inscrições no local – 8,00 euros)


Retirado de: Página Oficial Facebook Freguesia de Tortosendo

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Requeijão da Beira Baixa com Origem Protegida

DOP Tortosendo


















A Comissão Europeia concedeu a Denominação de Origem Protegida (DOP) ao Requeijão da Beira Baixa, foi hoje divulgado em Bruxelas. 

O Requeijão da Beira Baixa resulta da precipitação ou coagulação, por ação do calor da lactoalbumina e lactoglobulina existentes no soro resultante do fabrico dos Queijos da Beira Baixa. É um produto fresco, que não sofreu qualquer fermentação, sem casca, de forma tronco cónica e rendilhado característico, que lhe é transmitido pelos tradicionais cestos de verga fina (açafates) ou plástico, onde é colocada a massa para drenar o excesso de rescaldão, massa de consistência macia e textura bem ligada e granulosa, de cor branca e sabor láctico adocicado. 

A área geográfica de produção das matérias primas e a sua transformação e acondicionamento coincide com a área geográfica de produção dos queijos da Beira Baixa, ficando circunscrita aos concelhos de Belmonte, Castelo Branco, Fundão, Idanha-a-Nova, Mação, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão e às freguesias de Aldeia de S. Francisco, Aldeia do Souto, Barco, Boidobra, Casegas, Conceição, Covilhã, Dominguiso, Ferro, Orjais, Ourondo, Peraboa, Peso, Santa Maria, São Jorge da Beira, São Martinho, São Pedro, Sobral de S. Miguel, Teixoso, Tortosendo, Vale Formoso e Vales do Rio, do concelho da Covilhã.

A DOP é atribuída a um produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada com um saber fazer reconhecido e verificado. 

A lista de denominações da União Europeia inclui já mais de 1.200 produtos.


Retirado de: Correio da Manhã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de página