skip to main |
skip to sidebar
-- clique para aumentar --
É já este próximo sábado que começam as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, com o ponto alto a acontecer pelas 21h30m com a Grandiosa Procissão de Velas do Santuário de Nª Sª dos Remédios para Igreja Matriz.
Fundado a 04 de maio de 1946
4 de maio pelas 17 horas - Romagem ao Cemitério para Prestar Tributo
a Todos os Associados Falecidos
Conta Millennium BCP
Titular da conta: Associação Cordas
NIB 0033.0000.45449369886.05
IBAN: PT50.0033.0000.45449369886.05
SWIFT/BIC: BCOMPTPL
Retirado de: Página Oficial Facebook Freguesia de Tortosendo
Retirado de: Correio da Manhã
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Arraial 2014 - Eb23 Tortosendo
Etiquetas:
Noticias
terça-feira, 3 de junho de 2014
sexta-feira, 30 de maio de 2014
quinta-feira, 29 de maio de 2014
quarta-feira, 28 de maio de 2014
II Convívio Ex-Altletas e Dirigentes - UFCT
Etiquetas:
Noticias
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Enfermeira testa terapia de reminiscência em IPSS’s da Covilhã e do Fundão
Quatro instituições particulares de Solidariedade Social dos concelhos da Covilhã e do Fundão vão aplicar um programa de terapia de reminiscência que pretende melhorar o humor de idosos com demência, disse a Teresa Lopes, enfermeira do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB).
O objectivo é aplica-lo já a partir deste mês no Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo, Lar de S. José e Associação de Socorros Mútuos, na Covilhã e na Santa Casa da Misericórdia, no Fundão depois de ter sido ensaiado, com sucesso, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte.
O programa insere-se na tese de doutoramento em geriatria e gerontologia que a enfermeira está a realizar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto.
Enfermeira do Serviço de Ortopedia do CHCB, Teresa Lopes integra o grupo de trabalho de investigação em enfermagem criado no CHCB designado Nursing Research
Segundo Teresa Lopes, «o projecto consiste na criação e avaliação de um programa de terapia de reminiscência para aplicar em pessoas idosas com demência que estejam institucionalizadas», particularmente ao nível da cognição, memória autobiográfica, humor, comportamento e expressão dos afetos.
«A reminiscência consiste na recuperação acontecimentos passados da própria pessoa utilizando essas memórias felizes da infância, adolescência e da fase adulta para melhorar o humor no tempo actual», explicou.
«O objectivo é que qualquer profissional de saúde ou cuidador informal possa ter acesso ao programa e praticá-lo com os seus idosos», acrescentou.
No ensaio realizado em Belmonte foram avaliados seis idosos com uma média de idades de 80 anos, institucionalizados há mais de um ano, com 5 ou mais doenças crónicas diagnosticadas.
Retirado de: Local PT
Etiquetas:
Noticias
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios - Tortosendo
-- clique para aumentar --
É já este próximo sábado que começam as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, com o ponto alto a acontecer pelas 21h30m com a Grandiosa Procissão de Velas do Santuário de Nª Sª dos Remédios para Igreja Matriz.
Etiquetas:
Noticias
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Patinagem Artística UFCT - " Uma Noite de Verão "
Etiquetas:
Noticias
terça-feira, 13 de maio de 2014
Caminhada UNIDOS - Comemorações do 68º Aniversário do UFCT
Etiquetas:
Noticias
Antes e depois a mesma coisa...
Fez precisamente ontem 6 meses que tirei esta 1 ª fotografia a apontar o PERIGO existente no Parque de S. Miguel :
Mostro agora a foto tirada no dia de hoje, 13 de maio de 2014, no mesmo local. Como se pode constatar nenhuma entidade responsável se deu ao " trabalho " de solucionar o problema... ou então não é problema !
Aproveitei o estar hoje no nosso Parque de S. Miguel e tirei mais algumas fotografias que mostram a " beleza " em que se encontra o Parque.
A esta chamei " Os canteiros com flores da época " :
... " O lixo dos outros " :
... " Onde estão os paralelepípedos ( o caminho ) ? ":
Como se vê há muita coisa que caiu no esquecimento... e por isso mesmo, o titulo do post ser : "Antes e depois a mesma coisa..."
Mostro agora a foto tirada no dia de hoje, 13 de maio de 2014, no mesmo local. Como se pode constatar nenhuma entidade responsável se deu ao " trabalho " de solucionar o problema... ou então não é problema !
Aproveitei o estar hoje no nosso Parque de S. Miguel e tirei mais algumas fotografias que mostram a " beleza " em que se encontra o Parque.
A esta chamei " Os canteiros com flores da época " :
... " O lixo dos outros " :
... " Onde estão os paralelepípedos ( o caminho ) ? ":
Como se vê há muita coisa que caiu no esquecimento... e por isso mesmo, o titulo do post ser : "Antes e depois a mesma coisa..."
Etiquetas:
Opinião
Alguns perigos na Estrada Nacional 230 - Tortosendo
Creio eu que o sinal nº1 é bastante importante ! Com o sinal tão pouco ou nada visível, nenhum automobilista, qualquer que seja a velocidade que leve, está à espera de ter de parar inesperadamente para deixar passar peões... e qualquer dia o acidente acontece !
O sinal nº2 apesar de não ser tão importante, não deixa mesmo assim de ser "interessante" colocá-lo visível... algum "turista" ou carteiro pode precisar !
A minha admiração das coisas chegarem a este ponto é ainda maior quando sei que alguns representantes directos ( os que recebem ordenado ! ) da Junta de Freguesia do Tortosendo passam neste mesmo local todos os dias, por vezes mais do que uma vez, e parece que até à data também eles nunca repararam no problema...
Saliento que o Impasse que existiu no Tortosendo após as Eleições Autárquicas "terminou" dia 10 de janeiro de 2014... por isso, acho, que já não é desculpa para ninguém.
Aproveito este post, e já que estou a falar sobre este troço da Estrada Nacional 230, para recordar uma vez mais, que seria bastante producente colocar umas lombas um pouco antes desta curva, no sentido Unhais-Tortosendo, pois quem sai do cruzamento que dá acesso ao Bairro da Fonte Fria de Cima ( foto em cima ), apesar de entrar na via com o maior cuidado entra também sempre com o maior receio que aconteça alguma tragédia !
Agradecia também, e todos os residentes daquela área, que as entidades responsáveis avisem a Covibus, ou os seus condutores, que quando entrem neste mesmo cruzamento e nesta mesma via ( Fonte Fria de Cima / sentido Tortosendo-Unhais ), passem com um "pouco" menos de velocidade... obrigado.
Etiquetas:
Opinião
quarta-feira, 7 de maio de 2014
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Cordas e o Mundo da Carolina
No Dia 1 de Junho às 15.00 h. na Faculdade de Ciências da Saúde - Covilhã.
A Associação Cordas - O Gesto que faz a Diferença associa-se a O Mundo da Carolina neste dia tão especial para todas as Crianças.
Actividades de estimulação lúdica, Pinturas faciais, Jogos tradicionais, o Lugar do conto, e muita animação para crianças, inseridas no lançamento do livro " O Mundo da Carolina ".
Etiquetas:
Noticias
sábado, 3 de maio de 2014
68º Aniversário do Unidos Futebol Clube - Tortosendo
Fundado a 04 de maio de 1946
4 de maio pelas 17 horas - Romagem ao Cemitério para Prestar Tributo
a Todos os Associados Falecidos
10 de maio pelas 15 horas - Baile para Reformados e Famílias
11 de maio pelas 17 horas - ( MAIO CALL ) Coro Orfeão da Covilhã e Orquestra de Violinos do Conservatório de Musica da Covilhã
17 de maio pelas 21 horas - Festa de Patinagem (Noite de Verão) com a presença de 3 Campeões Europeus
18 de maio pelas 8h30 - Caminhada U.F.C.T.
24 de maio pelas 12h30 - Ponto alto das comemorações: Almoço Comemorativo do 68.º Aniversário do U.F.C.T. / Homenagem aos Ex. Presidentes de Direcção do Clube / Entrega de emblemas de prata e ouro, dos 25º e 50º anos de Associados.
31 de maio - 2.º Convívio de Ex Atletas
14 de junho - Convívio Nacional de Basquetebol Minis “ Tortosendo 2014 "
15 de junho - Torneio de Basquetebol “Encerramento da Época”
Apontamento: Durante todo o programa de aniversário haverá Torneios de Jogos Internos
Etiquetas:
Noticias
Memórias de Maio
Durante 48 anos, Maio foi um mês proibido em Portugal. A Censura cortava mesmo alusões a Maio que, às vezes, eram meras saudações à Primavera, porque desconfiavam de metáforas ao tempo novo. Para já não falar de tudo o que tinha a ver com a festa dos trabalhadores, o 1.º de Maio, cuja simbologia, de alcance universal, se tornou, ao mesmo tempo, uma data de festa e de luta, qualquer coisa que é inquebrantável do progresso e da felicidade humana. Por isso, esse dia guarda intacta toda a utopia que um acontecimento colectivo pode conter. Por isso, decerto, Maio carrega consigo uma história tão longa de proibições que ditaduras, vigilantes, desejavam tornar eternas.
A verdade é que sempre o 1.º de Maio foi dia de protesto, de reivindicação e de muitas indignações. Em Portugal, furiosamente proibido, não faltaram manifestações de protesto contra o salazarismo que originaram violentas cargas da polícia de intervenção e muitas prisões, como aconteceu, por exemplo, em Lisboa, em 1961 e 1962. Uma bandeira vermelha, gestos vibrantes de protesto e palavras ou canções semeadas ao vento, era quanto bastava para a fúria da besta repressiva.
Lembro-me sempre de como o 1.º de Maio, no Tortosendo, originava vagas de prisões e do medo que os instrumentos repressivos da ditadura instalava na vila, que a PIDE chamava de "vermelha". Mas os operários do Tortosendo, muitos ligados ao Partido Comunista, não se vergavam e tentavam assinalar a data, às vezes disfarçando a festa proibida de pic-nic, ao fim da tarde e do dia de trabalho, perto da Ponte Pedrinha, à beira Zêzere. Até isso reprimiam! Houve um ano, em que a vila parecia estar em pé de guerra, com metralhadoras à flor da rua, na presunção que assim baniam aquele dia do calendário. Lembro-me bem das notícias preocupantes e das prisões trazidas pelo Américo de Oliveira, que era meu camarada de trabalho no jornal, ou pelo José Laço Pinto, correspondente do "Jornal do Fundão", que era uma pessoa excepcional e nos deixou há meses.
O Américo de Oliveira movimentou muita solidariedade à volta dos presos políticos, e partia sempre com campanhas de donativos para as famílias, que ficavam à mercê da miséria. Com o seu ar sereno, uma vez (penso que na última vaga de prisões), o Américo, que desencadeara uma dessas campanhas, foi pedir donativo ao vice-presidente da Câmara, a quem no Fundão chamavam "o Tózinho da Notária", que era uma pessoa que vivia rodeada de medos. O Américo de Oliveira, que ele conhecia bem, explicou-lhe ao que ia. Ele ficou branco. Entregou-lhe um donativo, em exercício caridoso, pedindo-lhe que ninguém soubesse de nada. E, tremelicando de medo, avisou:
-- "Tenha cuidado. Se a PIDE sabe uma coisa destras, é a nossa desgraça..."
O Américo de Oliveira explicou-me que isto era a sua defesa, em caso de intervenção da PIDE: uma actividade tão legal que até tinha sido previamente comunicada ao vice-presidente da Câmara...
O José Laço era uma pessoa de grande cordialidade, que abria sempre um sorriso às circunstâncias difíceis e que realizou um trabalho notável de informação sobre os problemas sociais do Tortosendo. Fez do"Jornal do Fundão" a sua tribuna. Foi um extraordinário correspondente e viveu intensamente batalhas a favor da instalação do Ensino público, da habitação social, de grandes e pequenas questões que, nos anos 60 e 70, condicionavam o quotidiano tortosendense. Essa sua forma de agir reflectia-se no associativismo do Unidos, a que deu grande visibilidade, defendia o interesse público e a situação das pessoas com unhas e dentes.
Há tempos, escrevi neste espaço um texto de memória sobre rostos de cidadãos do Tortosendo, que lutaram pela liberdade, a que chamei os combatentes da sombra.Alguns, precisamente, foram presos por que lutavam pelo direito a festejarem o dia do Trabalhador. José Laço faleceu pouco depois.
Agora, neste Maio de sol, festejado em liberdade, sem os mastins da PIDE e da repressão a morderem as canelas dos cidadãos, junto aos combatentes da sombra, o nome de José Laço Pinto. E uma cantiga do Maio, do Zeca, como um aceno de esperança nestes dias sombrios, em que os trabalhadores e as pessoas parecem ter sido condenados ao desespero.
Retirado de: Noticias do Bloqueio
Etiquetas:
Noticias
sexta-feira, 25 de abril de 2014
CORDAS - O Gesto que faz a Diferença
CORDAS é uma Associação sem fins
lucrativos que tem como missão Apoiar Crianças com Necessidades Especiais e
suas familias
Descrição
A CORDAS é uma Associação sem fins
lucrativos, que têm por objectivo promover e fomentar o apoio, a reabilitação
e/ou recuperação física e psicológica das crianças com necessidades especiais,
com atraso de desenvolvimento e risco social, nomeadamente por meio de
aconselhamento e apoio clínico e psíquico à família.
Pretendemos constituir um centro de recursos para empréstimo de materiais
didácticos, ajudas técnicas ou outro equipamento/material para estas crianças.
Fazer actividades lúdicas e terapêuticas.Prestar apoio de consultadoria às
famílias em todo o processo de requisição de apoios sociais e no diagnóstico
das necessidades específicas de cada criança.Organização de formações
colectivas ou individualizadas de acordo com as necessidades de cada criança.
Informação geral
Para ser associado basta preencher a
ficha de inscrição, e enviar nos comprovativo de pagamento para o e-mail
associacaocordas@gmail.com
Para aceder a ficha de associado basta carregar neste link:
Donativos em espécie
Pode contribuir para a Associação Cordas, doando material e outros bens que
sejam necessários ao cumprimento dos seus objectivos. Se pretende ajudar desta
forma, por favor contacte a Associação através do mail ou contacto telefónico
disponibilizado pagina
Donativos em dinheiro
Enquanto organização sem fins lucrativos, a Cordas depende em grande parte da
generosidade de pessoas e instituições que queiram contribuir com donativos em
dinheiro para conseguir avançar com os seus objectivos e realização de
actividades de apoio a estas crianças . Caso queira contribuir em dinheiro ,
poderá fazê-lo por transferência Bancária para a conta:
Titular da conta: Associação Cordas
NIB 0033.0000.45449369886.05
IBAN: PT50.0033.0000.45449369886.05
SWIFT/BIC: BCOMPTPL
Retirado de: Página Oficial Facebook
Etiquetas:
Noticias
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Nota Informativa Junta de Freguesia do Tortosendo - Comemorações 25 de Abril
Nota Informativa - Comemorações 25 de Abril – Tortosendo
Hoje, 24 de Abril, na freguesia de Tortosendo, concelho da Covilhã, pelas 24.00 horas a Junta de Freguesia de Tortosendo leva a efeito a tradicional arruada de Comemoração do 25 de Abril de 74, que junta cerca de meio milhar de pessoas.
A arruada está a cargo da Banda Filarmónica São Jorgense que percorrerá as artérias habituais e a concentração é junto ao Unidos Futebol Clube de Tortosendo. No local da concentração serão distribuídos cravos vermelhos.
Amanhã, dia 25 realiza-se a Caminhada da Liberdade com início às 9.00 h, na Praça da Liberdade ( inscrições aqui ).
Também no dia 25 de Abril, O C.P.T. Pinhos Mansos promove , às 13.00 horas, na sua sede social, o tradicional almoço para “Celebrar Abril” (inscrições no local – 8,00 euros)
Etiquetas:
Noticias
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Requeijão da Beira Baixa com Origem Protegida
A Comissão Europeia concedeu a Denominação de Origem Protegida (DOP) ao Requeijão da Beira Baixa, foi hoje divulgado em Bruxelas.
O Requeijão da Beira Baixa resulta da precipitação ou coagulação, por ação do calor da lactoalbumina e lactoglobulina existentes no soro resultante do fabrico dos Queijos da Beira Baixa. É um produto fresco, que não sofreu qualquer fermentação, sem casca, de forma tronco cónica e rendilhado característico, que lhe é transmitido pelos tradicionais cestos de verga fina (açafates) ou plástico, onde é colocada a massa para drenar o excesso de rescaldão, massa de consistência macia e textura bem ligada e granulosa, de cor branca e sabor láctico adocicado.
A área geográfica de produção das matérias primas e a sua transformação e acondicionamento coincide com a área geográfica de produção dos queijos da Beira Baixa, ficando circunscrita aos concelhos de Belmonte, Castelo Branco, Fundão, Idanha-a-Nova, Mação, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão e às freguesias de Aldeia de S. Francisco, Aldeia do Souto, Barco, Boidobra, Casegas, Conceição, Covilhã, Dominguiso, Ferro, Orjais, Ourondo, Peraboa, Peso, Santa Maria, São Jorge da Beira, São Martinho, São Pedro, Sobral de S. Miguel, Teixoso, Tortosendo, Vale Formoso e Vales do Rio, do concelho da Covilhã.
A DOP é atribuída a um produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada com um saber fazer reconhecido e verificado.
A lista de denominações da União Europeia inclui já mais de 1.200 produtos.
Retirado de: Correio da Manhã
Etiquetas:
Noticias
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Mensagens populares
-
Ainda sobre o artigo de opinião último : Transcrição do artº 13 do regulamento de sinalização de trânsito, aprovado pelo decreto regul...
-
Ontem ao sair para o emprego verifiquei que estavam novamente a "esburacar" a estrada onde o paralelo estava já reposto. Qual o ...
-
Deixo aqui os contactos e algumas fotos do Kartódromo do Tortosendo, local que aconselho a todos a passar, e aproveitar, para dar umas volta...
-
Integrada na tradicional Feira de S. Miguel, na freguesia de Tortosendo, realiza-se hoje uma Grande Noite de Fados. O espectáculo in...
-
Privados. Cinco colégios visados numa queixa-crime apresentada pela Fenprof receberam 14 milhões de financiamento estata...
-
A Câmara Municipal da Covilhã convida para a Apresentação da Obra de Maria José Meireles, "A Lenda da Serra da Estrela", em Cer...
-
Creio eu que o sinal nº1 é bastante importante ! Com o sinal tão pouco ou nada visível, n enhum auto...
-
-- clique para aumentar -- Aproveito para agradecer publicamente ao Sr. Luís Madeira pelo envio, nestes últimos trê...
-
No próximo fim-de-semana, dia 28 e 29 de Novembro, vai decorrer mais uma campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, campanha esta a decorr...
-
Próximo sábado, dia 19 de Maio, pelas 21h30 no Bar do CPT - Pinhos Mansos Com os fadistas - Júlio Neves e Carla Leitão ...
Arquivo
-
▼
2014
(94)
-
▼
Agosto
(14)
- Obrigado !!!
- Fichas de Inscrição - Sopas Tortosendo 2014
- Passeio Convívio à Feira de S. Miguel em Lisboa
- Bilhete de Entrada - Festa de S. José Operário - ...
- Senha de Saída - Cinema do Unidos Futebol Clube - ...
- Mês de Setembro, Mês do Tortosendo
- Experiência inesquecível para jovens do Tortosendo...
- III Evento Gastronómico
- Aulas de Natação
- Programa " Nossa Festa "
- Torneio de Malha de Salão
- Paintball - Tortosendo
- " Meu Super / Nossa Festa " - Concerto com Tiago B...
- A história repete-se !
-
▼
Agosto
(14)
Etiquetas
- Fotos (126)
- Fotos / Videos (8)
- Noticias (591)
- Noticias / Fotos (49)
- Noticias / Video (12)
- Opinião (181)
- Videos (20)





























