terça-feira, 19 de novembro de 2013

Autarca quer encontrar soluções

Tortosendo





















Vítor Pereira vai envolver-se pessoalmente na procura duma solução que viabilize a constituição dos executivos da união de freguesias Aldeia de Souto/Vale Formoso e também da vila do Tortosendo

O compromisso assumido pelo autarca na última reunião pública do executivo depois da interpelado por Paulo Gomes. O eleito do PSD na assembleia da união de freguesias considera que o facto de os órgãos ainda não estarem constituídos está a trazer prejuízos às populações “a quem é que as pessoas que votaram livremente se devem dirigir para lhe passarem passados atestados ou outros documentos uma vez que o presidente eleito se recusa a prestar estes serviços; a junta vai ou não funcionar?” interroga o eleito.
Na resposta o autarca covilhanense garantiu que vai envolver-se pessoalmente neste processo com o intuito de ajudar a encontrar uma solução para os dois casos. Vítor Pereira admite estar preocupado com a situação “no âmbito dessa preocupação e dado que, quer num caso quer noutro, vejo que o diálogo está a esgotar-se, irei pessoalmente fazer contactos no sentido de criar condições para que as forças políticas cheguem a um entendimento”.

Retirado de: RCB

5 Anos - 150 mil visitas

Tortosendo
















Faz hoje 5 anos que este Blog existe!

Durante estes 5 anos tentei de alguma forma, e dentro da minha possibilidade, divulgar a Nossa Vila de Tortosendo.

Este percurso já sofreu muitos altos e baixos... mas continuei sempre tentando contribuir de alguma forma ao propósito que me levou a abrir o Blog.

Quero aqui agradecer a todos os que por aqui vão passando... e também agradecer os que vão ajudando, de outras formas e muito mais que eu, a divulgar e promover a nossa Vila.

Não quero deixar de aproveitar este momento para pedir aos vencedores e vencidos nas últimas Eleições Autárquicas, que se entendam o mais rapidamente possível ( e de uma maneira qualquer !!! ), pois a Vila de Tortosendo já está a ser penalizada com as "guerras" que todos eles estão a provocar...




                 Deixo aqui algumas estatísticas do Blog:


- 5 anos;

- 150.000 visualizações, em que neste momento tem, em média, 5000 visitas mensais;

- + de 2000 fotografias, 109 delas no Google Maps com mais de 50.000 visualizações.

                            OBRIGADO A TODOS !...

domingo, 17 de novembro de 2013

Benfica - O Tortosendense Francisco Alves Albino

Tortosendense



































Nome Completo: Francisco Alves Albino
Alcunha:  " O Tempero "
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Tortosendo
Data de Nascimento: 02 de Novembro de 1912
Posição: Médio-Direito / Médio-Centro



Chegou ao Sport Lisboa e Benfica em 1929, com apenas 17 anos, e pela mão de Ribeiro dos Reis estreou-se de encarnado (pela equipa de Honra) no dia 26 de Dezembro de 1932 no Campo do Raio, em Braga, num desafio particular frente à selecção desta cidade.
De aspecto franzino, foi um dos mais destacados jogadores benfiquistas de sempre. O tal jogador magricela e frágil que Lipo Herczka puxou da direita para o centro de terreno era dono de uma resistência espantosa e daqueles que nunca dava um jogo por perdido.
Era conhecido pelo "Tempero". Financeiramente desprendido, já que nunca regateou na assinatura de um contrato, nem por isso deixava de pugnar por um prémio de jogo, pequeno que fosse, susceptível de recompensa fazer ao seu esforço e ao dos seus companheiros. “Quando é que vem o tempero?”, foi a frase, amiúde, proferida.
Abandonou o seu clube de sempre aos 33 anos, corria o ano de 1945. Era seu treinador János Biri.
Foi Sócio de Mérito e Águia de Prata.



Tortosendense




































Sport Lisboa e Benfica















Sport Lisboa e Benfica : 343 Jogos oficiais / 20 Golos


Estreia: 7 de Janeiro de 1933  - Sport Lisboa e Benfica 3 / Barreirense 0

Último jogo: 8 de Abril de 1945 - Sport Lisboa e Benfica 5 / Guimarães 0

Primeiro golo: 22 de Abril de 1934 - Sport Lisboa e Benfica 8 / Bom Sucesso 0

Último golo: 26 de Setembro de 1943 - Sport Lisboa e Benfica 5 / Fósforos 0


Tortosendo

















Tortosendo


















Selecção Nacional : 10 Jogos / 0 Golos


Estreia: 5 de Maio de 1935 - Portugal 3 / Espanha 3

Último jogo: 12 de Fevereiro de 1939 - Portugal 2 / Suiça 4


Benfica














Palmarés:

6 Campeonatos Nacionais

3 Taças de Portugal 


1 Campeonato de Portugal

2 campeonatos de Lisboa


Faleceu em Lisboa dia 25 de Fevereiro de 1993

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Basquetebol - UFCT

Basquetebol

































-- clique para aumentar --

Acção de Sensibilização - Saúde Mamária

Dr. Fortuna Campos
















-- clique para aumentar --

Dia 16 de Novembro  ( JÁ AMANHÃ !!! ) pelas 16H00 no Auditório da Junta de Freguesia de Tortosendo.

Arco-Íris em Tortosendo

Tortosendo
-- clique para aumentar --

Deixo aqui uma foto tirada pelo meu amigo Bruno no  " dia certo, à hora certa "... como se costuma dizer.

Obrigado pela excelente fotografia e espero que continues... Abraço.


Ranking das Escolas 2013 - Tortosendo

















































-- clique para aumentar --

A lista mostra o Ranking das Escolas do Concelho da Covilhã.

Dados retirados de: Jornal Expresso

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Paineis em azulejo

Tortosendo

































Painel em azulejo situado na fachada do antigo Colégio das Freiras;

Tortosendo

















Painel em azulejo situado na fachada de uma casa situada no Largo 1º de Maio.



Parque S. Miguel


Impasse continua - JFT

Tortosendo













" Estão a tramar o Tortosendo "

David Silva acusa a oposição de estar a tentar ganhar na secretaria as eleições que não ganhou nas urnas. Em entrevista ao Flagrante Directo, o presidente da junta diz que a oposição se uniu, não para o tramar, mas "para tramar o Tortosendo". A junta está em gestão corrente desde as eleições e não há solução à vista. 

Segundo o autarca a oposição "não pode estar a enganar as pessoas", uma vez que o método de Hondt aplicado ao executivo deve excluir o presidente da junta que já foi eleito pelos Tortosendenses no passado dia 29 de Setembro "aplicando o método de Hondt e querendo a representatividade dos resultados eleitorais na equipa de vogais, dá dois elementos da minha parte, um do PS e um da CDU, e não podem dizer aos tortosendenses que se tratam de 5 pessoas, não, são 4 pessoas, não podem meter o meu lugar novamente à votação, os tortosendenses foram claros no dia 29 de Setembro, elegeram-me para presidente da junta e cá estarei para os defender nos próximos quatro anos".
Três assembleias depois David Silva ainda não conseguiu constituir executivo uma vez que PS, CDU e PSD se uniram numa "força de bloqueio" ´que está a prejudicar o Tortosendo "estão a colocar entraves é à freguesia do Tortosendo, se os órgãos não forem instalados nos próximos 5 meses terá que haver eleições intercalares, esse é um cenário que eu não desejo, deixo a pergunta no ar: será que estão a fazer isso para provocar eleições? será que ainda não se aperceberam que perderam as eleições? dá-me ideia que não querem deixar trabalhar quem ganhou e tudo estão a fazer para nada se fazer no Tortosendo".
David Silva não quer eleições antecipadas mas teme que essa seja a estratégia da oposição, um cenário que o autarca não quer equacionar. Sem executivo aprovado a junta de freguesia tem estado em gestão corrente "e estar em gestão corrente é não poder lançar obras, e preocupa-me esse facto, porque no inicio do próximo ano temos que lançar a obra de reabilitação do mercado do Tortosendo, um investimento candidatado no valor de 185.625 euros e não podemos deitar este financiamento comunitário pela janela fora".
David Silva não está disposto a abdicar da maioria no executivo, considerando que qualquer outro cenário será subverter os resultados eleitorais. Uma premissa que vai manter já que não pretende fechar a porta a negociações "não bati com a porta, estamos em negociações mas agora também há coisas que me chocam como o candidato do PS que na última reunião, sabendo dos meus contactos com os responsáveis do PS, me disse que nem que eu fosse falar com o António José Seguro o assunto seria resolvido, como me disse um responsável da CDU que a postura da CDU não é a de ser força de bloqueio".
Para além do presidente da câmara da Covilhã, David Silva pediu também reuniões aos restantes vereadores sem pelouros no executivo, tendo até à data desta entrevista, no passado sábado no Flagrante Directo, reunido com os dois vereadores independentes e com o vereador do PSD, Joaquim Matias.

Retirado de: RCB

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tortosendo ganha 80 postos de trabalho


Tortosendo








-- clique para aumentar --


A Harcane, empresa de materiais de relojoaria, instalada no Parque Industrial do Tortosendo, vai aumentar o seu quadro de pessoal. Estão previstos serem criados mais 80 postos de trabalho. De recordar que neste momento a empresa já tem a laborar 30 trabalhadores.Na última reunião do executivo covilhanense foi deliberado que será realizado um reforço da linha elétrica, para que a empresa aumente o volume de funcionários. O vereador da oposição, Pedro Farromba, diz que este era um projeto do anterior executivo e é agora consumado. “Ficamos satisfeitos por ter sido aprovado este reforço de energia elétrica, assim a Covilhã ganha mais 80 postos de trabalho e fico também feliz, que mesmo estando na oposição, estas boas notícias se concretizem”, diz.Já o presidente da Câmara Municipal também se congratula com esta notícia. Vítor Pereira salienta que “tudo o que seja para criar emprego no concelho é bem-vindo”. “Foi solicitado à autarquia que se fizesse um esforço para que houvesse uma ampliação das suas instalações, com isso iriam ser criados mais postos de trabalho. Foi aprovado esse apoio em reunião de Câmara. Queremos que o emprego e o desenvolvimento do concelho sejam linhas de força na nossa ação política”, realça.


Retirado de: Fórum Covilhã

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Perigo - Parque S. Miguel

Tortosendo
















Neste momento não sei a quem efectuar esta minha " chamada de atenção " mas faço aqui o apelo a alguém para que se solucione ,  o mais rápido possível,  esta situação. 
No Parque de S. Miguel encontra-se este ferro espetado na terra com aproximadamente 2 metros a sair para o exterior. É de facto um perigo para qualquer pessoa que por ali passe... criança ou adulto.
Tentei tirar a fotografia de maneira que consigam visualizar e localizar melhor onde se situa.
Ainda o tentei remover com as mãos mas não o consegui. Não sei como é que ali foi parar uma coisa daquelas ainda mais quando já ali passei tanta vez e só hoje dei conta do mesmo. 
Algum resto de uma barraca da Feira de S. Miguel ? Não sei...

Painel em azulejo

Palacete Sr. Laureano

































Painel em azulejo colocado na parede da antiga Discoteca Numero Uno.

Casal da Serra

Tortosendo














-- clique para aumentar --

Google Maps - Tortosendo mapeado a 3D / 360º graus















Já é possível " viajar virtualmente " pelas principais artérias do Tortosendo através Google Maps.
As principais artérias da Vila estão mapeadas e com perspectivas 3D / 360º graus. 
Basta para isso aceder ao site Google Maps, ampliar ao máximo a visualização do mapa do Tortosendo até que seja aberto automaticamente esta opção.
Acho que vale a pena ver...




Novo " cash and carry " inaugurado

Tortosendenses de sucesso

































Estão inauguradas as novas instalações do “cash and carry” da empresa “Carlos Barata**. A organização investiu cerca de 1 milhão de euros na compra de mercadorias e colocou novamente a funcionar a antiga unidade da “Elos”, na freguesia da Boidobra. 

Apesar de a conjuntura ser de crise, Vasco Barata **, um dos administradores da empresa sublinha que “este novo investimento está inserido na política de expansão da nossa unidade que passa a ter mais 400 metros quadrados e perto de seis mil produtos para as áreas do comércio, restauração, bebidas e cafetaria”. A empresa espera alcançar este ano um volume de negócios na ordem dos 13 milhões de euros e emprega 67 pessoas. A abertura deste “cash and carry” permitiu criar quatro novos postos de trabalho e esse número pode chegar à dezena até final do próximo ano dependendo do crescimento do negócio. 

Na cerimónia de inauguração deste novo “cash and carry”, o presidente da câmara da Covilhã sublinha a importância de concretização de novos investimentos no concelho numa altura de crise. Vítor Pereira entende que a autarquia deve assumir um novo paradigma e assumir-se como um facilitador na captação de novos investimentos “por exemplo ao nível de medidas fiscais mais atractivas para fixar mais empresas e também criar condições ao nível dos impostos municipais no sentido de concretizar esse objectivo uma vez que a captação de novos investimentos para o concelho será uma das principais linhas de orientação política desta câmara municipal”.

Retirado de: RCB

** Tortosendenses de sucesso... parabéns...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Noite de Fados - SVD - Tortosendo

Tortosendo

































-- clique para aumentar --

Sem solução à vista - Cenário de eleições intercalares

eleições intercalares








Cenário de eleições intercalares na freguesia do Tortosendo está em cima da mesa. Depois de três reuniões a assembleia de freguesia ainda não conseguiu chegar a um consenso sobre a eleição dos quatro vogais que vão integrar a equipa executiva neste mandato.

A assembleia de freguesia do Tortosendo esteve reunida pela terceira vez mas ainda não conseguiu eleger os vogais que vão fazer parte da equipa executiva durante os próximos quatro anos. O presidente eleito da junta de freguesia apresentou três propostas diferentes; a primeira com dois elementos da sua lista e outros tantos do PS. Na segunda proposta dois membros da equipa “Acreditar Tortosendo” e dois da CDU. Na terceira proposta, David Silva incluiu no elenco do executivo um eleito do PS, outro da CDU e dois da lista que encabeçou. Todas as propostas foram reprovadas com cinco votos a favor e oito votos contra.


Face ao impasse gerado, Edna Gregório, eleita do PSD, refere que a realização de eleições é uma forte hipótese “eu estou de acordo com a realização de eleições intercalares e acho que devemos ir com isso para a frente uma vez que parece que não vai haver entendimento; se o senhor presidente da junta estiver de acordo connosco e confiar em nós para haver concordância com todos tudo estará bem; caso contrário vamos votar sempre contra”.
Já a primeira eleita da CDU lamenta a postura intransigente do presidente da junta de freguesia em não respeitar os resultados eleitorais e aceitar governar em minoria na autarquia “ninguém lhe quer o lugar de presidente nem obstaculizar qualquer solução”. Ondina Gonçalves garante que todas as forças políticas querem contribuir para o progresso da vila e espera que David Silva possa rever a sua posição “aquilo que as populações disseram nas urnas é que querem uma mudança e não que tudo fique na mesma e por isso não compreendo porque é que o presidente da junta não aceita a nossa ajuda em querer fazer as coisas”
Também o primeiro eleito do PS não exclui o cenário de eleições intercalares. Embora se mostre mais favorável a um entendimento na actual conjuntura “isso seria o melhor cenário para todos” Rogério Evaristo admite que essa pode ser a única forma de ultrapassar o impasse “se não houver outro remédio temos de caminhar para ai”.
Um cenário que, para já, o presidente da junta de freguesia não quer colocar. David Silva entende que a realização de eleições intercalares “seria o pior caminho a seguir no Tortosendo e seria trair a vontade que os cidadãos expressaram nas urnas; agora se há um entendimento das forças políticas da oposição nesse sentido, tem de o dizer com clareza às populações”.
O autarca acrescenta que “as propostas que fiz hoje são o entendimento que tenho procurado desde a realização das eleições; mesmo seguindo o método de hondt, tal como as forças da oposição defenderam num comunicado que foi distribuído, a sua aplicação dá sempre para dois elementos da lista «acreditar», um para o PS e outro para a CDU e aquilo a que assistimos é apenas a uma tentativa de obstaculizar o trabalho da junta de freguesia que, nestas circunstâncias, apenas pode efectuar actos de gestão corrente”.
David Silva vai reunir em breve com o presidente da câmara da Covilhã para analisar a situação e vai solicitar um parecer à CCDR afim de definir uma data para a convocação duma nova reunião da assembleia de freguesia.

Retirado de: RCB

Hugo Filipe Oliveira Cordeiro













Em agradecimento ao Sr. Miguel Saraiva que me enviou algumas fotografias antigas do Tortosendo deixo aqui o link do Site onde conta toda a História do Sporting Clube da Covilhã, clube onde jogaram também alguns Tortosendenses: http://www.historiascc.com/

É com sites como este, que se preservam histórias que de outra maneira cairiam em esquecimento. Obrigado.

Coloco aqui a história, publicada no site ( Sporting Clube da Covilhã ), do último Tortosendense a passar pelo clube:






















Cordeiro concluiu os escalões de formação na AD Estação, integrando depois o seu plantel sénior, de onde transitou para o Sporting da Covilhã na época 2003/2004, iniciando assim uma ligação de cinco temporadas ao nosso emblema. Cordeiro jogava preferencialmente como defesa esquerdo, tendo ajudado os covilhanenses em duas subidas à 2ª Liga: primeiro em 2004/2005, com a conquista da Zona Centro da 2ª Divisão B após uma interessante disputa com Mafra e Académico de Viseu; depois em 2007/2008, com o triunfo na Série C da 2ª Divisão B que valeu a participação no “play-off” de subida com o Olivais e Moscavide, somente decidido no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. No entanto, nem só de alegrias viveu Cordeiro na sua passagem pelos serranos, visto que também passou por duas descidas da 2ª Liga à 2ª Divisão B, mas saliente-se antes os 115 jogos em que Cordeiro envergou a camisola covilhanense, entre partidas do campeonato e da Taça de Portugal, nos quais apontou cinco golos. Cordeiro prosseguiu depois a carreira no Operário, Académico de Viseu, Penamacorense, Rabo de Peixe e Capelense, representando actualmente a AD Estação, existindo certamente várias recordações das suas exibições… ( última actualização em Janeiro de 2013 ).

PS:  Nesta temporada ( 2013/2014 ) está a representar o Alcains
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas