sábado, 22 de janeiro de 2011

Nota Informativa - Externato Nossa Senhora dos Remédios



Pais e encarregados de educação dos alunos do Externato de Nossa Senhora dos Remédios, Tortosendo (Covilhã) decidiram ontem, por unanimidade encerrar aquele estabelecimento de ensino no dia 27 e por tempo indeterminado, se o Ministério da Educação não negociar o financiamento do ensino particular e cooperativo.

Os pais, numa reunião que juntou cerca de 400 pessoas, aprovaram o fecho do estabelecimento como forma de protesto contra o corte no financiamento aos estabelecimentos com contrato de associação com o Estado.

A decisão ontem tomada está em harmonia com o movimento nacional SOS Educação. O que Pais e encarregados de educação querem é a liberdade de escolha, considerando que a diminuição em 30 por cento dos apoios financeiros inviabiliza colocar em prática qualquer projecto educativo e colocará em cima da mesa o encerramento das escolas.

Pais e encarregados de educação dos alunos do Externato de Nossa Senhora dos Remédios pedem que os deixem escolher o projecto educativo para os seus filhos, e garantiram que a ausência de negociações significará a manutenção dos protestos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Problemas com o Blog




Desde ontem que tem havido alguns problemas com o blog. Ao tentar resolver os mesmos perdi certos dados como por exemplo o contador de visitas e outros mais.
Como já devem ter reparado ao colocar de novo o contador o mesmo ficou a zeros.

Estou a ter dificuldades em repor algumas funcionalidades que já existiam.

Vou tentar ser breve, obrigado.

Cumps,
António Moreira

Presidenciais 2011



Não se esqueça de votar este próximo domingo, dia 23 de Janeiro de 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novo blog sobre o Tortosendo



Deixo aqui o link de um novo blog sobre o Tortosendo:

http://blog-tortosendo.blogspot.com/

Externato Nossa Senhora dos Remédios entrega memorando a Cavaco Silva


"Pela liberdade de ensinar e aprender e pela liberdade dos pais escolherem a escola dos seus filhos". Foi assim que um grupo de professores e alunos do Externato Nossa Senhora dos Remédios, no Tortosendo, justificou a presença na acção de campanha de Cavaco Silva na Covilhã. Ao actual Presidente da República, e de novo candidato ao cargo, José Orlando entregou um memorando sobre os 50 anos de história desta escola particular e aproveitou para pedir ajuda. "O Estado, em nome da crise, quer cortar em 30 por cento as verbas de financiamento o que significa que 50 trabalhadores do Externato Nossa Senhora dos Remédios podem ficar no desemprego".

O Externato do Tortosendo tem actualmente 350 alunos e 52 funcionários, 35 dos quais são professores. Segundo o docente do externato do Tortosendo, desde Novembro que as escolas particulares e cooperativas têm estado sob "a ameaça de fecho". Em causa está a portaria do ministério da educação publicada em Dezembro que determina que a partir do próximo ano lectivo as escolas vão receber 80.080 euros por ano e por cada turma, menos cerca de 30 por cento do que ate agora recebiam, recorda José Orlando.

A 27 de Dezembro o Presidente da República promulgou o diploma que regula o apoio do Estado aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo. Dois dias depois o Ministério da Educação publicou uma portaria que alterou o modelo de financiamento. A decisão surpreendeu Cavaco Silva para quem "a legislação devia ter aberto espaço a um novo diálogo".

A resposta de Cavaco Silva às preocupações manifestadas por um pequeno grupo de professores e alunos do externato do Tortosendo que à semelhança de outros no País vive momentos de instabilidade. Segundo as escolas privadas e cooperativas a portaria publicada pelo Governo é ilegal porque põe em causa a liberdade de escolha da escola e vai gerar "profunda estabilidade" nos colégios com contrato de associação com o Estado.

Retirado de: Jornal do Fundão

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

56 º Aniversário do Centro Popular de Trabalhadores dos Pinhos Mansos



O Popular Clube dos Pinhos Mansos, comemorou com um jantar, Sábado 8 de Janeiro de 2011, o seu 56º Aniversário.
Com o salão da colectividade (João Rodrigues) repleto de gente, com muitos associados, algumas delegações de outros organismos locais e uma representação da Junta de Freguesia, confraternizou-se imenso, cantou-se o fado e cantaram-se os parabéns ao C.P.T. pela passagem de mais um Aniversário.
No Blog do amigo Armando, será possivel ler a noticia completa !

Retirado do blog: Do Torto Sendo Eu

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Judo no Tortosendo



Na foto: Miguel Garcia, treinador de Judo no STB, Tortosendo

A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco conta com mais um filiado, dando assim início à prática da modalidade no Tortosendo.
O Sport Tortosendo e Benfica é o novo emblema da modalidade, decorrendo as aulas no colégio de Nª Sra. dos Remédios, Segundas e Sextas-Feiras, entre as 18 e as 19h00 para as crianças, e a partir das 19h00 para os adultos.
O Treinador responsável é o Sr. Miguel João Fernandes Garcia, 1º Dan / Cinto Negro, residente no Tortosendo, tendo representado como atleta a Academia de Judo de Castelo Branco e o Vitória de St.º António da Covilhã.
As incrições podem ser efectuadas no local de treinos, e às horas indicadas na sede do Sport Tortosendo e Benfica, e na Junta de Freguesia do Tortosendo.
O mais recente Clube da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, nomeadamente o Sport Tortosendo e Benfica, congratula-se com o apoio prestado pela Associação Distrital no que respeita à cedência do tapete, logistica inerente, e enquadramento técnico. A secção de Judo do Sport Tortosendo e Benfica será com certeza mais um grémio a ter em conta no panorama do Judo no Distrito de Castelo Branco.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Orçamento Ano 2011 - Freguesia de Tortosendo

A Assembleia de Freguesia de Tortosendo aprovou no passado dia 23 de Dezembro o Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2011 da Junta de Freguesia de Tortosendo, com os votos favoráveis do Partido Social Democrata, a abstenção do Partido Socialista e os votos contra do Partido Comunista.

Do valor previsto no Orçamento, 400.680,00 euros, apenas 64.659,00 euros são canalizados do Orçamento de Estado o que se traduz num corte efectivo de 9% face ao ano 2010. Já o Município da Covilhã manteve as transferências correntes para a Freguesia o que é de enaltecer. O Executivo está convicto que o documento aprovado corresponde às necessidade da Freguesia de Tortosendo e a sua execução dará resposta aos principais anseios da população. O Executivo não deixou de criticar a postura "Sempre Contra" do Partido Comunista que em declaração de voto justificou que votou contra, pois o Orçamento contempla um aumento das despesas correntes em cerca de 50.000,00 euros. Esta intenção de voto manteve-se mesmo depois da explicação do Executivo, que tal aumento estava directamente relacionado com o projecto "Tortosendo Inclusivo".

A Junta de Freguesia de Tortosendo explicou assim o Projecto "TORTOSENDO INCLUSIVO":

O projecto pretende diagnosticar, através de uma análise quantitativa (medições urbanísticas in loco) e qualitativa do território (auscultação dos destinatários), as condições de (in)acessibilidade física do Tortosendo. Reconverter, o diagnóstico de acessibilidades físicas, num instrumento de execução de boas práticas, articulando o levantamento de necessidades com acções de sensibilização e formação.

Consciencialização de agentes-chaves para a responsabilidade social de uma mobilidade e vila inclusiva, dotando estes de empowerment, tornando-os «fiscalizadores» de práticas discriminatórias.

Sensibilização e formação de técnicos e futuros técnicos intervenientes na concepção e licenciamento de edificações para a importância do design inclusivo, aumentando as suas competências técnicas.

Promover um Tortosendo Inclusivo construindo planos correctivos de eliminação de barreiras urbanísticas, promovendo uma acessibilidade e mobilidade de todos, respondendo às novas exigências legais.

O projecto «Tortosendo Inclusivo» está faseado em 4 eixos centrais:

O eixo 1 Diagnóstico das Acessibilidades Físicas de Território projecta o levantamento de necessidades urbanísticas e arquitectónicas, utilizando os instrumentos de diagnóstico – auscultação; medição e um pré-diagnóstico.

O eixo 3 pretende utilizar Mecanismos de Aplicação de Boas Práticas, através de instrumentos metodológico-práticos:

• Sensibilização de diversos agentes para projectos e construções acessíveis; construção do produto de inovação designado por SAOL – Sensibilização Académica On-Line - sobre boas práticas;

• Formação de agentes e futuros técnicos que participam na configuração desse território;

• Educação das crianças e jovens para uma mobilidade inclusiva e igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos, serviços e transportes.

Entre os eixos 1, 3 e 4 existe o eixo 2 - Divulgação e Acompanhamento, que visa a divulgação à população destinatária das soluções e necessidades correctivas e acções já realizadas.

O Plano Local de Promoção de Acessibilidades - eixo 4, objectiva preparar a construção de plantas, edifícios, transportes e serviços que garantam a acessibilidade de todos.

Este projecto co-financiado pelo Proder em 72 % tem data prevista de início em Janeiro de 2011 tendo um custo total de 179.000,00 euros.











Cooperativa de fruticultores avança com despedimentos



A mais recente assembleia geral dos associados da cooperativa serviu, entre outros pontos, para aprovar as indemnizações a serem dadas a dez funcionários. O despedimento destes colaboradores é apontado como mais um passo para a viabilização daquela estrutura.


Os números da preparação de frutas têm vindo a diminuir na Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira. Segundo os responsáveis, as actividades agrícolas na região acompanham esta descida. Razões que se juntam a uma série de maus anos financeiros e deixam a cooperativa numa situação insustentável.
A conjuntura ditou que as actividades da cooperativa, com sede no Tortosendo, acabassem por se resumir “aos períodos em que é necessário processar a fruta entregue pelos colaboradores”. Por isso mesmo, cerca de dez funcionários que desempenham funções a tempo inteiro, vão agora ser dispensados. Na última reunião geral de associados o montante a ser entregue a estes funcionários foi já definido e dentro em breve os números do desemprego, no concelho serrano vão aumentar.
No entender de Manuel Ramos, presidente da Cooperativa de Fruticultores, esta é uma das medidas mais necessárias para a manutenção. Recorde-se que já anteriormente tinham sido despedidos oito funcionários, mas os responsáveis querem agora avançar com mais uma dezena de dispensas. A laboração ficará assegurada por trabalho temporário. Até porque, na perspectiva do responsável, a maior necessidade de recursos humanos é registada nas épocas da recolha de frutas. Posteriormente a isso, as actividades da cooperativa são reduzidas.

Retirado de. Urbi Et Orbi

domingo, 2 de janeiro de 2011

Agradecimento - Leitor do Blog

Caro gestor do Blogue "Um Torto de blog
António Moreira

Como seguidor atento dos seus posts sobre a nossa terra, palavras de apreço não lhe são demais, pelo genuíno serviço público que presta a muitos conterrâneos que vivem e trabalham longe da terra natal e gostam de saber novidades. Da minha parte o meu singelo Bem Haja !

Achei oportuno também em lhe dar conhecimento que foi publicado ontem (2010DEZ31) no Jornal "Público" um interessante artigo sobre uma história de sucesso, na BENOLI, a única fábrica de confecções existente na Vila de Tortosendo. A leitura desta notícia dá-nos a conhecer com objectividade e clareza, o que é hoje o Tortosendo.

É também com muita simpatia que lhe endereço os meus votos para que tenha um BOM ANO e muitos sucessos no Blog !

Cumprimentos
Fernando Gonçalves
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clica nas Mensagens Antigas

Clica nas Mensagens Antigas

Número total de visualizações de páginas